[the_ad id="288653"]

Avião que caiu em área de mata em SC estava regular, segundo a Anac

Avião que caiu em área de mata em SC estava regular, segundo a Anac
FOTO: Reprodução/ American Bonanza Society

GOVERNADOR VALADARES – A aeronave que caiu em Santa Catarina , na qual estavam o empresário Antônio Augusto e o piloto Geraldo Claudio de Assis, não apresentava irregularidades, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O avião, modelo Baron 95-B55, matrícula PS-BDW, saiu de Governador Valadares na tarde de segunda-feira (3), às 14h. Conforme o plano de voo, a aeronave deveria ter chegado a Florianópolis (SC) às 17h.

Condições da aeronave 

Em consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), é possível verificar que a situação de aeronavegabilidade do avião estava normal, dentro dos parâmetros de segurança exigidos. Além disso a aeronave tinha autorização para voos noturnos. Também consta que o avião não possui autorização para realizar especificamente operações de táxi-aéreo, que é uma característica de todas as aeronaves cuja licença não inclua a autorização para atuar nesse ramo específico. Não significa necessariamente que a permissão tenha sido solicitada e negada. Sendo assim, vale a pena destacar que se tratava de uma aeronave de uso particular.   

O PS-BDW é uma aeronave com o ano de fabricação de 1982. No dia 13 de maio deste ano o avião foi comprado/transferido para um novo proprietário identificado como pessoa jurídica Conservas de Estradas Ltda. A empresa do segmento de construção de rodovias e ferrovias tem sede na capital mineira, Belo Horizonte. Segundo informações da NDTV, filial da Record em Santa Catarina, relato de pessoas próximas ao empresário, a aeronave foi adquirida há apenas 15 dias. O DRD tentou entrar em contato com a empresa registrada como proprietária da aeronave, mas até esta publicação não houve retorno. 

Sobre a aeronave

O modelo Baron 95-B55 é da fabricante de aviões bimotores BeechAirCraft. A empresa norte-americana fabricou esse modelo de aeronave entre 1964 a 1982. Ele tem capacidade para 6 ocupantes, incluindo o piloto.  

Sobre o acidente

Destroços de uma aeronave que decolou de Governador Valadares com destino a Florianópolis, Santa Catarina (SC), foram encontrados na manhã desta terça-feira (4), em uma área de mata próxima a Joinville (SC). O avião, modelo Baron 95-B55, matrícula PS-BDW, saiu de Valadares na tarde desta segunda-feira (3), às 14h. Segundo o plano de voo, a aeronave deveria ter chegado ao destino final às 17h. Duas mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Segundo a NDTV, filial da Record em Santa Catarina, as vítimas foram identificadas como sendo o piloto Geraldo Claudio de Assis Lima e o empresário Antônio Augusto Castro, que era de Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

TBT – 50 Anos atrás

🔊 Clique e ouça a notícia Olá turma do Segundo Ano Cientifico do Colégio IBITURUNACampeões do 1º. Jogos Estudantis do Colégio Ibituruna (JECI) – 1974Nos encontraremos no dia 6 de