Autoridades de saúde pedem colaboração no combate à dengue em Minas Gerais

Os números dos casos de dengue em Minas Gerais estão em crescente e as autoridades de saúde pedem colaboração dos moradores. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o dia 15 de fevereiro, o estado registrou 4.791 casos prováveis de dengue. Desses, 1.289 casos foram confirmados.

Nessa terça-feira foi divulgada a primeira morte por dengue em 2022 em Minas Gerais. A vítima é da cidade de Espinosa, no norte do estado. 

De acordo com dados da Gerência de Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), até o dia 15 de fevereiro haviam sido notificados 106 casos de dengue em Governador Valadares, e nenhum óbito suspeito. A Prefeitura está constantemente divulgando métodos de prevenção da doença, e segundo boletim realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Valadares está indo bem em controlar a dengue, mas continua precisando do apoio de todos os moradores.

A pesquisa, conhecida como Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), revelou uma queda bem sútil nos números: de 5,1% registrado no mesmo período do ano passado para 4,7% neste ano.

Além disso, de acordo com Emilce Estanislau Muniz, coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Manhuaçu, o período chuvoso tem contribuído para que o mosquito se procrie com rapidez. “Nós tivemos condições climáticas até então que favorecem a proliferação de mosquito em grande quantidade, muita chuva, portanto muito acúmulo de água, uma temperatura que está se elevando, principalmente nos últimos dias, o tempo estiou, mas a temperatura se elevou. São as condições ideais para que o vetor, que é Aedes aegypti possa se proliferar numa velocidade muito grande”, disse.

“A questão de conter a proliferação do mosquito é uma atividade coletiva. Ela não é só do poder público, ela também não é só da população, é um trabalho em conjunto”, afirmou Emilce. Com ações rápidas e simples, como manter quintais limpos, colocar areia em vasos de plantas, separar corretamente o lixo, tampar ralos, calhas, caixas d’água, eliminar água parada, entre outros, o Aedes aegypti é combatido.

Informações: Prefeitura de Governador Valadares e Prefeitura de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM