Associação Santa Luzia celebra Dia do Idoso com passeio por ruas de Valadares

Moradores da Associação Santa Luzia encontram no passeio de carro uma forma de aliviar a ansiedade causada pelo isolamento social

O mês de outubro chega colocando os idosos em pauta. Nesta sexta-feira, 1º de outubro, são celebrados o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Em Valadares, a Associação Santa Luzia é um exemplo de cuidado e dedicação com essas pessoas. Dos 89 idosos atualmente acolhidos pela instituição, 51 têm mais de 60 anos. A mais nova forma de demonstrar zelo e carinho aos acolhidos em tempos de isolamento social é levá-los a um passeio de carro pela cidade.

Os moradores da instituição são separados em grupos e, todos os dias, um grupo é levado para passeios de carro pela cidade, afinal, o automóvel tornou-se uma espécie segura de abrigo sobre rodas em tempos de pandemia. Tal iniciativa só começou a ser possível depois que todos da instituição receberam as duas doses da vacina. “Essa foi a forma encontrada para aliviar a ansiedade causada pelo confinamento imposto pela covid-19, uma vez que as visitações à entidade tiveram de ser suspensas por tempo indeterminado”, explica a superintendente da instituição, Carla Aguiar Menezes.

Além dessa iniciativa, os moradores da associação recebem um acompanhamento multiprofissional formado por médicos, atendimento ambulatorial, odontológico, psicológico, fisioterápico, terapia ocupacional, educação, assistência social e lazer. Para manter esse acompanhamento, a instituição utiliza recursos provenientes de doações espontâneas da sociedade. Por isso, uma boa maneira de comemorar o Dia Nacional do Idoso é ajudando a manter esse trabalho através de doações, que podem ser feitas pessoalmente, na sede social da associação (rua Israel Pinheiro, 77, bairro São Pedro). Outras informações, pelo telefone 3225-1420.

As datas

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido no Brasil com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003. Já o Dia Internacional da Terceira Idade foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991. As datas foram criadas com o objetivo principal de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

A Associação

A Associação Santa Luzia é uma instituição de longa permanência, filantrópica, sem fins lucrativos, que existe há 56 anos. Sua história teve início em 1965, quando José Tibúrcio de Oliveira, cego, juntou outros sete cegos da cidade e alugou uma casa na rua Cláudio Manoel, com a ideia de “formar uma família”. Mesmo com o comprometimento inicial dos envolvidos, a escassez de recursos começou a inviabilizar a continuidade do projeto.

A ideia foi salva pelo então bispo Dom Hermínio Malzone Hugo, que encarregou ao Dr. Cyro Siman a missão de criar condições para que o projeto prosperasse. Em 1968, uma reunião na Rádio Por Um Mundo Melhor marcou o início da segunda fase da Associação. Lá, foi eleita a primeira diretoria da instituição, contando com o Sr. Cyro Siman como primeiro presidente.

Dos primeiros passos até os dias atuais, a Associação Santa Luzia consolidou-se como referência ao abrigo de idosos e pessoas com deficiências de qualquer idade. Atualmente, 89 pessoas são acolhidas pela instituição, em uma área de 2.906,00 m², subdividida em alas masculina, feminina, pediatria, cozinha, refeitório, lavanderia, dispensa, escritório, sala de psicologia, fisioterapia e terraço para recreação. Assim, a Associação Santa Luzia tornou-se efetivamente uma entidade de utilidade pública. (Óbvio Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM