[the_ad id="288653"]

Araçuaí apresenta oficina de ‘Seresta no Coreto’ na praça Getúlio Vargas

A Prefeitura de Araçuaí apresenta à população a oficina de Seresta no Coreto, que integra o projeto de revitalização do Centro Histórico do município. A oficina acontece toda segunda-feira, às 19h, na praça Getúlio Vargas.

O que é o Coreto?

O coreto é uma cobertura situada ao ar livre, em praças e jardins, para abrigar bandas musicais durante as apresentações. De acordo com a Prefeitura de Araçuaí, o coreto da praça Getúlio Vargas está no local desde a gestão do prefeito Franklin Fulgêncio (1931 a 1946) e é testemunha de parte da história do município. Por isso, a gestão municipal define o coreto como “um bem protegido pelo Patrimônio Histórico Cultural”.

Além disso, o local foi palco de diversos acontecimentos que marcaram a história de Araçuaí, como disputas com comícios inflamados de candidatos a prefeitos. Aliás dentre as autoridades importantes do Estado e do país que já passaram pelo coreto de Araçuaí estão: os ex-presidentes da República Tancredo Neves, Jânio Quadros e Itamar Franco; e os ex-governadores de Minas Francelino Pereira dos Santos e Aureliano Chaves.

Fatos históricos

Em 1971, ano do centenário de emancipação da cidade, ocorreu na praça Getúlio Vargas a encenação do “Grito do Ipiranga”, tendo como palco o Coreto. No local também funcionou, por muitos anos, o popular Bar do Curto. “Muito frequentado na época do campus avançado, as cantigas e os batuques encantavam os universitários que vinham de fora. Mais tarde, também, como ponto de diversão e encontro de jovens, por um bom tempo, ali funcionou o Espigão”, complementou a Prefeitura.

De 1999 a 2002, shows de artistas regionais e locais da feira de artesanato “Jequitiarte” também tiveram o coreto como palco. Já entre 2010 e 2012, o local foi danificado por atos de vandalismo. Então em maio de 2014, o coreto foi totalmente restaurado, com incentivo do Fundo Municipal de Patrimônio. Mas segundo a Prefeitura, o local ainda é pouco visitado pela população.

A proposta é fazer com que o espaço seja para atividades culturais, recreativas e de lazer, como forma de revitalização da região, além de promover a convivência familiar e comunitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM