Aposentados e pensionistas serão notificados pelo INSS sobre descontos indevidos a partir de terça

Aposentados e pensionistas serão notificados pelo INSS sobre descontos indevidos a partir de terça
FOTO: INSS

BRASÍLIA – A partir da próxima terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas começarão a receber notificações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre descontos realizados por associações diretamente em seus benefícios. A partir de quarta (14), os beneficiários deverão informar, por meio do aplicativo Meu INSS, se as cobranças foram autorizadas ou não.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, a notificação será enviada exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, nesta sexta-feira (9), ele alertou os segurados para não clicarem em links enviados por SMS, e-mail ou redes sociais. “É ali que ele vai ter o canal de comunicação oficial do INSS. Por isso, a preocupação de não clicar em link nenhum”, afirmou.

Caso o beneficiário não tenha acesso ao aplicativo, poderá ligar para o número 135, sem necessidade de intermediários.

Como será o ressarcimento

Quem identificar descontos não autorizados de mensalidades associativas poderá ser ressarcido pelos prejuízos ocorridos entre março de 2020 e março de 2025. Ao acessar o aplicativo, o cidadão verá a lista de vínculos com associações e poderá informar se reconhece os descontos.

“Ele não reconhecendo, não precisa juntar qualquer documento”, explicou Waller. Caberá à associação apresentar provas da autorização do desconto. Caso não o faça em até 15 dias úteis, será obrigada a devolver o valor. As que não pagarem poderão ser acionadas judicialmente pela Advocacia-Geral da União (AGU), inclusive com bloqueio de bens. Já há R$ 2,1 bilhões bloqueados judicialmente para garantir os reembolsos.

“O INSS está garantindo que todos aqueles que tiveram a sua inscrição irregular […] vão ser ressarcidos”, afirmou o presidente.Mais informações podem ser obtidas no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Azul anuncia acordo de reorganização financeira

🔊 Clique e ouça a notícia SÃO PAULO – A Azul firmou acordos de reorganização financeira com alguns parceiros considerados “chave” pela companhia aérea. A medida visa obter US$ 950