Após registrar queda preocupante nos estoques, Hemominas pede que doadores compareçam

Tipos O e A positivo e negativo são os mais escassos atualmente; pandemia pode ter contribuído para baixa nos estoques

Uma queda superior a 60% nos estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo, de 40% no tipo A negativo e de 25% no tipo A positivo, é motivo de preocupação para a Fundação Hemominas. O quadro ainda pode estar sendo agravado pela pandemia, que resultou na diminuição do comparecimento de doadores. 

Por isso, a fundação considera fundamental que doadores voluntários (principalmente dos grupos sanguíneos já citados) compareçam, o quanto antes, a uma das unidades da Hemominas. Este ato solidário, consciente e responsável pode salvar vidas. 

O que é preciso para doar?

É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados por covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias, após completa recuperação. Já doadores que tiveram contato com casos confirmados de coronavírus devem esperar 14 dias após a última interação com essas pessoas.

Devido à pandemia, o candidato que apresentar qualquer sintoma respiratório, mesmo que leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.

Pandemia e vacinação podem ter sido fatores influentes

A insegurança da população sobre o contágio do coronavírus tem deixado as unidades cada dia mais vazias. Mas a Hemominas destaca que a fundação adota todos os cuidados, assegurando o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização adequada e frequente das mãos, como recomendam a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacinação contra a covid-19 também impactou na redução do comparecimento de doadores, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Confira os prazos de inaptidão para cada imunizante recebido:

· Coronovac / Sinovac: 48 horas
· AstraZeneca / Fiocruz: sete dias
· Pfizer / BioNTech: sete dias
· Janssen-Cilag: sete dias
· Sputnik V: sete dias
· Covaxin / Bharat Biotech: 48 horas
· Moderna: sete dias

Você pode agendar a doação de sangue pelo site ou pelo MG app – Cidadão.

Com informações da Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM