Após Justiça autorizar retorno presencial nas escolas municipais, Sinsem-GV vai recorrer da decisão

O sindicato entende que a melhora dos indicadores da pandemia na cidade não é suficiente para que profissionais da educação e alunos retornem para as salas de aula


O juiz da 4ª Vara Cível de Governador Valadares, José Arnóbio Amariz de Souza, revogou a liminar que havia suspendido o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal em maio deste ano. Com a nova decisão, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informou que as aulas presenciais estão previstas para voltar no fim do mês. Entretanto, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV) informou que vai recorrer da decisão.

Entenda

Em maio deste ano, a Prefeitura comunicou que as aulas presenciais das escolas municipais voltariam no dia 31 daquele mês. No entanto, por decisão da 4ª Vara Cível de Governador Valadares, foi suspenso o retorno das atividades presenciais naquela data. A medida foi tomada acatando liminar impetrada pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV). Nessa segunda-feira (2), o Sindicato foi surpreendido com a decisão da 4ª Vara Cível, que revogou a liminar, atendendo a uma solicitação do Governo Municipal.

Para justificar a volta às aulas presenciais, a Prefeitura de Valadares apresentou os números da covid-19 na cidade, com queda na taxa de ocupação de leitos de UTI, além da quantidade de pessoas vacinadas e do nível de alerta médio no combate à doença.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) ainda não divulgou comunicado sobre a data de retorno das aulas na rede municipal, mas respondeu, em nota enviada ao DRD, que o retorno será no final de agosto.

“A Secretaria de Municipal de Educação (SMED) informa que o retorno das aulas presenciais está previsto para o final do mês de agosto. Importante ressaltar que todas as escolas da rede municipal estão preparadas, seguindo os protocolos sanitários. Além da plataforma online, os estudantes podem assistir às aulas pela TV aberta, que são apresentadas na Alterosa 13.2 (educação infantil ao 5º ano) e TV Leste 3.2 (6º ao 9º ano e EJA), atingindo Valadares e cidades da microrregião do leste mineiro. São transmitidas mais de 100 horas/aulas por mês. O conteúdo também está na internet, no Youtube canal Smedgv”

Secom GV

Sinsem-GV vai recorrer

A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV) disse que vai recorrer da decisão. Para a presidente do sindicato, Sandra Perpétuo, o retorno das aulas presenciais ainda é um risco para alunos e servidores da educação. “O Município derrubou a liminar, mas nós iremos entrar com novo recurso até quarta-feira (4). Somos a favor do retorno, mas com o cumprimento das medidas de segurança. Entre elas, enquanto representantes dos servidores municipais, com a vacinação de todos os profissionais da educação. Destacamos ainda que apenas a vacinação desses profissionais não é o bastante. É indispensável que cumpram-se todos os protocolos de segurança, testagem e adequações necessárias dos espaços”, defende.

Para a presidente do sindicato, Sandra Perpétuo, o retorno das aulas presenciais ainda é um risco para alunos e servidores da educação

Sem aulas presenciais, vários segmentos acumulam prejuízos

O calendário escolar nas escolas municipais de Governador Valadares já não é o mesmo desde março de 2020, quando os casos do novo coronavírus começaram a explodir no Brasil. A nova rotina escolar afetou a todos e causou vários prejuízos em outros segmentos. O setor de transportes escolares, por exemplo, está parado. Os donos de vans de transporte escolar têm encontrado dificuldade para se reinventar.

“O movimento caiu mais de 90%. Pode-se dizer que estamos desde o ano passado paralisados. Voltaram as aulas particulares, mas nem se compara com o movimento de antes. O transporte escolar não vai voltar à normalidade enquanto as aulas presenciais não retornarem. Nosso maior público é de escolas estaduais, que voltaram só hoje”, comentou Fabiano Augusto, motorista de van escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM