[the_ad id="288653"]

Após 40 dias de assinatura de contrato, obras do Hospital Regional ainda não foram retomadas 

Após 40 dias de assinatura de contrato, obras do Hospital Regional ainda não foram retomadas 
FOTO: Leonardo Morais/ Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Já se passaram mais de 40 dias desde que o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões (NOVO), e o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, assinaram o contrato para retomada das obras do Hospital Regional em Governador Valadares. Mas desde aquela cerimônia no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, os canteiros de obras da futura unidade de saúde permanecem vazios. Até o momento, a assinatura segue como um ato simbólico.

Na época, o vice-governador até chegou a mencionar um prazo para reiniciar a obra.  “Felizmente, conseguimos assinar o contrato. A mobilização do canteiro de obra deve acontecer ao longo dos próximos dias em Governador Valadares. Nós teremos, então, imagino que obra já na pista, ainda no final do mês de março, início do mês de abril. Obra com duração prevista para 24 meses. Estamos falando de um hospital, que terá condição de atender em todo o Leste de Minas. E que, em conjunto com outros hospitais regionais, vai desafogar um pouco a estrutura da capital. Hoje, vários pacientes da zona do Leste acabam tendo de vir para Belo Horizonte, porque a região não consegue recebê-los onde eles deveriam estar sendo tratados”, disse o vice-governador, em entrevista coletiva no dia 29 de fevereiro de 2024. 

O que diz o governo

De acordo com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, após a cerimônia de assinatura do contrato, em fevereiro de 2024, foi emitida a ordem de início das obras do Hospital Regional de Governador Valadares, em 12 de março de 2024”.

Mas sobre a retomada das obras da unidade de saúde, a Seinfra não ainda não informou uma data precisa. Contudo disse que aguarda a mobilização da empresa que assinou o contrato para dar mais detalhes em relação ao cronograma para reiniciar a obra. “A empresa responsável está dando andamento às providências imediatas para dar continuidade às intervenções necessárias, como mobilização de maquinário, preparação do canteiro de obras e a contratação de profissionais”. O prazo estimado para a conclusão da obra é de 24 meses, e, até o momento, 70% do projeto foi concluído. 

Sobre o Hospital Regional 

Segundo o Governo de Minas, o investimento para a conclusão da unidade de saúde é de R$ 83 milhões. A ideia é que cerca de 700 mil pessoas que moram em pelo menos 51 municípios mineiros sejam beneficiadas com o atendimento médico de urgência e emergência. A estrutura do hospital contará com 226 leitos, sendo 176 de internação, 40 de UTI e dez de semi-intensivos. A unidade está projetada para suprir a demanda por assistência médica das regiões Leste e do Vale do Rio Doce, incluindo a oferta de cirurgias eletivas, atendimento de urgência e emergência, internações e exames de imagem.

Sobre a obra do Hospital Regional

No início do mês de fevereiro, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) deu parecer favorável para a retomada do processo licitatório das obras do Hospital Regional em Governador Valadares. A conclusão da unidade da saúde, às margens da BR-116, foi suspensa após a empresa RG Empreendimentos e Engenharia Ltda. alegar possíveis irregularidades no processo de  licitação da obra, em dezembro de 2022. Então, desde lá, as obras estão paralisadas enquanto o TCE-MG analisava o caso.

A construção do Hospital Regional em Governador Valadares já passa de uma década. A unidade de saúde tem como objetivo atender a demanda do serviço público de saúde da população da região Leste de Minas Gerais. Promessa de campanha dos últimos três governadores que assumiram a administração do Estado, o Hospital Regional passou por vários momentos de paralisações e reavaliações. A obra em Governador Valadares, próximo da BR-116, encontra-se 70% concluída. A construção do hospital começou em março de 2013.

No entanto, em relação aos prazos da obra, em novembro de 2022, o secretário de Saúde, quando esteve em Valadares, falou sobre o assunto. Na época, segundo Fábio Baccheretti, a expectativa do Governo de Minas é que a unidade de saúde seria entregue no segundo semestre de 2024.

Comments 1

  1. Já conhecemos essa estória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM