Apesar da greve sanitária convocada por sindicato, aulas presenciais em escolas da rede estadual foram retomadas hoje em Valadares

Após atualização da relação divulgada pela SEE-MG, Valadares tem 46 escolas estaduais com autorização de retorno

Após o recesso escolar, que foi até ontem (2), e a aprovação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE_MG) para a retomada das aulas presenciais em escolas estaduais de Minas Gerais, alunos em todo o estado tiveram a oportunidade de retornar hoje (3) às salas de aula, apesar da greve sanitária convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). De acordo com a SEE-MG, todas as unidades de ensino que retomam as atividades presenciais estão localizadas em municípios em que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição. Na relação atualizada da SEE-MG, Valadares tem 46 escolas aptas para esse retorno.

Uma das instituições de ensino da rede estadual que retomaram as atividades presenciais foi a Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, no bairro Esperança. O diretor, Ronaldo da Silva Castro, explica que, para receber os alunos dentro do protocolo, as salas de aula, com 46 metros quadrados, só podem ter grupos de 12 alunos, respeitando o distanciamento de um metro e meio e com marcações de lugar. Além disso, há espalhados pela escola dispensers de álcool em gel e avisos sobre os protocolos sanitários, como o distanciamento necessário entre as pessoas, uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, entre outros.

Bancos do refeitório da E. E. Abílio Rodrigues Patto com marcações de distanciamento (Foto: Divulgação E. E. Abílio Rodrigues Patto)

De acordo com Ronaldo, nenhum servidor que trabalha na escola comunicou até o momento a adesão à greve. O diretor conta que, na manhã desta terça-feira, três turmas do 9º ano do ensino fundamental II e três do 3º ano do ensino médio já entraram em sala de aula. “Tivemos cerca de 30 alunos, além de oito professores, a vice-diretora, o diretor, a especialista, duas assistentes de secretaria, além dos assistentes de educação básica. No período noturno, ainda temos a previsão de alunos do 3º período do ensino médio regular e do 3º período do EJA.”

A Escola Estadual Israel Pinheiro, no bairro de Lourdes, já havia divulgado em suas redes sociais o escalonamento das turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano), 9º ano do ensino fundamental II e 3º ano do ensino médio (matutino e noturno), que foram divididos em três grupos. Já as turmas 6° ao 8° ano do ensino fundamental II e as turmas do 1° e 2° anos do ensino médio permanecem por enquanto no ensino remoto. A instituição de ensino ainda divulgou imagens das salas de aula adaptadas de acordo com os protocolos e também da recepção para os alunos.

Alunos da E.E. Israel Pinheiro na sala de aula hoje de manhã (Foto: Divulgação E.E. Israel Pinheiro)


A SEE-MG ressalta que o retorno presencial das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e a confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis. No modelo de ensino híbrido, implementado pela SEE-MG, há alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Sind-UTE/MG convoca greve sanitária

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) reforçou em seu site oficial a convocação para a greve sanitária. Confira na íntegra o recado do sindicato.

“O Sind-UTE/MG informa sobre o início da Greve Sanitária por tempo indeterminado em toda a Rede Estadual de Educação, a partir desta segunda-feira (2/8/2021). A Educação está em luta para defender a vida de toda a população! O Sindicato destaca que o trabalho remoto continuará a ser prestado.

#VacinaParaTodoseTodasJá

A decisão por greve foi tomada após realização do Conselho Geral, no último dia 28/7/2021”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM