‘Agropecuária na Escola’: Expoagro começa a receber visitas de alunos de escolas municipais da zona rural

Dez escolas deverão visitar o Parque de Exposições nesta semana

“Se o campo não planta, a cidade não janta. O produtor rural é quem move o Brasil”, disse o secretário municipal de Educação, José Geraldo Prata, ao receber os alunos do projeto Agropecuária na Escola, na manhã desta segunda-feira (4). Afinal começaram, hoje, as visitas de escolas do campo da rede municipal de ensino ao Parque de Exposições. Ao todo, crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de dez escolas da região, deverão apreciar, de pertinho, a Expoagro durante esta semana, sendo duas escolas por dia.

Hoje é a vez das escolas Antônio de Castro Pinto (Goiabal) e Araripe Júnior (Córrego do Sabiá). Além disso, os alunos da Escola Municipal Santos Dumont, que fica no bairro São Paulo (redondezas do Parque de Exposições), também compareceram na estreia do projeto.

O vice-presidente da União Ruralista, José Miguel Merlo, recebeu as crianças e contou sua história. | DRD/TV Leste

“Se não tivesse o leite…”

E para começar, os pequenos iniciaram as atividades desta semana conhecendo a importância do leite, bem como todo o caminho que o produto percorre até chegar à mesa dos brasileiros. Assim sendo, o aprendizado sobre o leite começou por um concurso promovido pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Os alunos gravaram vídeos – de 15 a 30 segundos – abordando o tema “A importância do leite na alimentação”. Então as crianças autoras dos três vídeos mais criativos receberam prêmios.

Isadora Almeida (9 anos) é uma das participantes. Filha de produtor rural, no 4º ano do Ensino Fundamental, ela nos contou como foi a produção do seu vídeo. “No meu vídeo foi falado sobre a importância do leite. Eu peguei, na geladeira, várias coisas que usam leite, tipo: o biscoito, a manteiga, o leite, o iogurte. Eu fiz, minha mãe tirou várias fotos minhas e assim eu editei, falando sobre cada coisa que é importante no leite”, disse. Enquanto a respeito da participação do leite em seu dia a dia, a pequena afirma: “Todo dia de manhã tomo. Se não tivesse o leite, o que eu ia beber? É muito importante!”.

Isadora Almeida tem 9 anos e sonha em ser veterinária – DRD/TV Leite

Resultado do trabalho dos familiares

“Nós buscamos colocar a escola do campo em igualdade com as escolas da cidade. Todos os investimentos e empreendimentos que nós fazemos, colocamos na cidade e também em todas as escolas do campo. Mas é importante que o campo veja o trabalho que ele faz lá, aqui no Parque de Exposições. Então esta integração da criança é para que ela conheça que o que está aqui hoje, principalmente em respeito à pecuária, é um trabalho feito pelos familiares do campo. Então é para que eles vejam a beleza do trabalho, onde o trabalho deles é concluído”, reforça o secretário municipal de Educação.

Secretário municipal de Educação, José Geraldo Prata – DRD/TV Leste

Conhecendo a história da Expoagro

Mas o foco do projeto não foi só falar sobre o trabalho que abrilhanta a Expoagro GV. Aprender a história do próprio evento e também sobre a trajetória da União Ruralista do Rio Doce faz parte da programação. Para isso, as crianças contam com uma ajuda especial das professoras e animadoras Adriane Assis e Rosana Letieri. As educadoras apresentaram às crianças as características que levam o evento a ser considerado um patrimônio de Governador Valadares. Confira um trecho da palestra:

VÍDEO: DRD/TV Leste

“O que acontece na Exposição? Acontece leilão, torneio leiteiro, concurso de animais de raça, vaquejada, shopping rural, palestras direcionadas aos produtores rurais. Mas tem a parte de diversão também”, explica Letieri.

Por fim, João Marques, presidente da Cooperativa Agropecuária do Rio Doce, destacou a alegria em ver a realização do projeto Agropecuária na Escola. De acordo com João Marcos, o objetivo da empresa é “compartilhar com as crianças, fazer com que elas tenham o desejo de interagir e integrar conosco para o desenvolvimento do Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM