Adolescentes do Centro Socioeducativo de Valadares são capacitados em horticultura

Adolescentes e jovens, entre 12 e 21 anos, no Centro Socioeducativo em Governador Valadares, iniciaram nesta semana o curso de Horticultor Orgânico. A iniciativa, que começou em agosto de 2020, é uma atividade complementar e se tornou capacitação para os adolescentes da unidade. 

Em 2022, o projeto se expandiu mais e se tornou parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecendo formação profissionalizante para os adolescentes. E a ideia é que desenvolva mais frutos daqui pra frente com a implantação de uma incubadora de sementes e mudas, e uma piscicultura em caixa d’água.   

O curso tem duração de aproximadamente três meses e conta com uma turma de 10 adolescentes. Durante as aulas eles aprofundam o conhecimento teórico e prático no manejo da horta, tratamento do solo, produção de mudas, plantio e tratos culturais. 

Na parte teórica, as aulas do curso acontecem de forma remota, na sala de informática. Já na hora da prática, a horta, que fica dentro da unidade, será o teste para transformar conhecimento em ação. O João*, de 18 anos, já tem as primeiras impressões do curso e acredita que é uma boa oportunidade para desempenhar uma atividade dentro da unidade. 

“Está sendo muito bom; estou aprendendo muitas coisas como empatia, saber me colocar no lugar dos outros. Estou gostando muito de estar com as pessoas que estão aqui me ajudando, na escola, os profissionais que trabalham aqui. O curso está me ajudando muito no processo que estou aqui. Se Deus quiser, vai dar certo, porque é uma experiência boa que eu tive a chance de abraçar”, disse o jovem.  

Alface, couve, tomate, pepino e rúcula são algumas das verduras e legumes já produzidos no local – Crédito: DRD/ TV Leste

Segundo a direção do Centro Socioeducativo, a expectativa é que, com os novos conhecimentos adquiridos pelos adolescentes e a expansão do projeto, a produção da horta alcance cerca de 30 quilos de alimentos semanalmente para serem doados às instituições beneficiadas. E, além desse aumento na produção de verduras e legumes, o projeto também permite desenvolver as relações interpessoais dos adolescentes.  

“Esse projeto de horticultura, por exemplo, é uma das atividades que são realizadas aqui, dentro do Centro Socioeducativo, e que contribuem desde a profissionalização do adolescente como também as relações interpessoais, inserindo nesse processo que distensiona o adolescente, que deixa ele mais equilibrado emocionalmente, além da responsabilidade social, já que a nossa produção é toda doada para instituições de caridade”, contou Renato Douglas Costa Batista, diretor do Centro Socioeducativo em Governador Valadares.

*nome fictício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM