Acidentes com energia elétrica: 761 resultaram em mortes em 2021

Saiba quais são os cuidados necessários com a rede elétrica

Em Minas Gerais, 41 pessoas morreram por choque elétrico no ano passado. Os acidentes com energia elétrica têm dados alarmantes no Brasil. De acordo com pesquisa da Abracopel, de 2022, houve 1.585 acidentes de origem elétrica no país, em 2021. Desses, 761 resultaram em mortes. 

Já em 2020 foram 1.502 ocorrências e 764 óbitos. De acordo com Gabriel Oliveira Reis, técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, o vilão não é a energia elétrica, mas a forma como nos relacionamos com ela. “O problema não é a energia elétrica, precisamos entender os riscos a que estamos expostos e tomar cuidado. A média é que quase duas pessoas morrem por dia no Brasil por acidentes elétricos”, disse.

No ano passado, a Abracopel registrou 190 mortes devido a acidentes em casas no país. Dentre as principais causas estão: fio partido ou sem isolamento (45 casos e 37 mortes); eletrodomésticos (35 casos e 31 mortes); tomadas e extensão (28 casos e 28 mortes); cercas energizadas (24 casos e 23 mortes);carregador de celular (20 casos e 16 mortes); entre outras situações.

“Os principais riscos são envolvendo instalações antigas, fiações expostas e remendadas. Mas também existem as situações mais veladas, como a utilização indevida de “T”, que podem sobrecarregar a rede elétrica”, explicou.

Pedro Hamusio é proprietário de uma loja de sapatos em Valadares. Segundo ele, a loja toma as devidas precauções para evitar acidentes. “A gente sempre procura aprender e seguir as recomendações. Além do prejuízo material, caso aconteça algum acidente, nos preocupamos principalmente com as vidas”, afirmou.

Técnico da Cemig explica por que fiação da loja está correta/ DRD-TV Leste

Cuidados necessários

De acordo com o técnico da Cemig, o risco de acidentes não é só dentro de casa, mas nas ruas também. “Nunca devemos nos aproximar de um fio partido na rua, porque não podemos pressupor que o fio não está energizado, e só de se aproximar já está sofrendo um grande risco. O fio de poste tem 13.800 volts. Já as tomadas da nossa casa são 110 volts”, explicou.

Dentre os cuidados importantes para não ter acidentes com o celular: “nunca deve utilizar o aparelho enquanto carrega e nem escutar música. Carregadores somente os que sejam originais, porque podem estar exposto ao choque elétrico. Também não deve abafar o celular, ou seja, não colocar debaixo de travesseiros e cobertores, porque superaquece o aparelho”.

Além disso, os eletrodomésticos são a segunda maior causa de acidentes em casa com rede elétrica. “Eletrodomésticos como máquina de lavar podem ser extremamente perigosos. Nunca deve colocar a mão com a máquina em funcionamento, nem jogar água enquanto a máquina está ligada. Bem como é importante não utilizar secadores e chapinhas em banheiro molhado e não colocar diversos aparelhos em uma mesma tomada”, disse.

No caso de acidentes, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e para a Cemig.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM