GOVERNADOR VALADARES – A BR-381, do trecho que liga Governador Valadares a Belo Horizonte, passará a ser administrada pela 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda. A empresa venceu o leilão promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT) nesta quinta-feira (29), na B3, em São Paulo.
De acordo com o Governo Federal, a concessionária vai investir R$ 9 bilhões em melhorias na rodovia ao longo de 30 anos de concessão. A expectativa é que as obras tragam mais segurança e fluidez ao tráfego, transformando a BR-381 em uma rodovia moderna e eficiente. A empresa vencedora do leilão ofereceu um desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio. Além disso, será oferecido um desconto para usuários frequentes.
Investimento e melhorias
Com os recursos investidos, a concessionária realizará diversas obras. Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
A concessão abrange um trecho de 303,4 km, começando em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262, e terminando em Governador Valadares, no entroncamento com a BR-116.
Segundo o Governo Federal, a concessão da BR-381 trará diversos benefícios para a região, como:
- Redução de acidentes: As obras de melhoria da rodovia visam reduzir significativamente o número de acidentes, tornando a via mais segura.
- Geração de empregos: A execução das obras e a operação da rodovia gerarão milhares de empregos diretos e indiretos.
- Desenvolvimento econômico: A melhoria da infraestrutura viária vai estimular o desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte de cargas e pessoas.
- Conforto e segurança para os usuários: A nova concessionária oferecerá serviços como áreas de descanso, passarelas e a possibilidade de pagamento automático de pedágio.
Um novo capítulo
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em março, o novo Plano de Outorga para a concessão da BR-381/MG, no trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte.
Em maio, a diretoria colegiada da ANTT aprovou a publicação do novo edital de concessão da BR-381. A nova proposta de concessão passou por revisão. Entre as alterações está a exclusão da ampliação de capacidade e melhorias entre os quilômetros 427 e 458,4, que serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Após inúmeros contratempos e adiamentos, enfim o martelo foi batido. O ministro dos Transportes, Renan Filho, comemorou o resultado do leilão e destacou que este é um novo capítulo para a BR-381. “O projeto está bem estruturado, com um desconto exequível. Era um gargalo da infraestrutura nacional que ceifou tantas vidas, mas que agora isso vai mudar. Criamos, em conjunto, soluções novas para problemas antigos. É um novo capítulo para essa história!”, afirmou.
Sobre a ‘Rodovia da Morte’
A BR-381, que corta o interior de Minas Gerais, é conhecida popularmente como “Rodovia da Morte” devido ao alto número de acidentes fatais que ocorrem em seu trajeto. Mas por que essa rodovia se tornou tão perigosa?
A construção da BR-381 aconteceu na década de 1950, com um projeto que não previa o intenso tráfego de veículos que a rodovia teria nos anos seguintes. O traçado sinuoso, com muitas curvas e desníveis, aliado a pistas simples e falta de manutenção, contribuiu para torná-la uma das vias mais perigosas do país.
Números alarmantes
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam a gravidade da situação. Entre 2018 e 2023, houve registraos de mais de 3.900 acidentes na BR-381, com mais de 400 mortes. Esses números refletem a urgência de melhorias na rodovia.
Fatores que contribuem para a insegurança
- Traçado sinuoso: As curvas acentuadas e os trechos com desníveis aumentam o risco de acidentes, principalmente em alta velocidade.
- Pistas simples: A falta de pistas duplas dificulta a ultrapassagem e aumenta o risco de colisões frontais.
- Falta de manutenção: A falta de investimento em manutenção da rodovia contribui para o desgaste do pavimento e o surgimento de buracos, aumentando o risco de acidentes.
- Ausência de iluminação e sinalização: A falta de iluminação adequada e sinalização clara dificulta a visibilidade dos motoristas, principalmente à noite.
Comments 4
A melhor notícia do dia!
“A pior noticia trecho Governador Valadares a Ipatinga será pista simples,já Ipatinga a Belo Horizonte será duplicado.”
“Trecho de Governador Valadares a Ipatinga será de pista simples,Ipatinga a Belo Horizonte será duplicado.”
Ate que fim uma noticia boa. Esta rodovia ja matou milhares de pessoas desde a sua construcao. Por que ela esta sendo duplicada a anos e parece que razao ocupou a mente das autoridades. Fiquei muito felkiz ao ler esta noticia.