[the_ad id="288653"]

Ação itinerante da Samarco começa nesta terça em Valadares para tirar dúvidas sobre indenização de Mariana

Ação itinerante da Samarco começa nesta terça em Valadares para tirar dúvidas sobre indenização de Mariana
FOTO: Antonio Cruz/Agência Brasil

GOVERNADOR VALADARES – A partir desta terça-feira (13), Governador Valadares recebe a ação itinerante “Banca Tira-Dúvidas do PID”, promovida pela Samarco para orientar a população sobre o Programa Indenizatório Definitivo (PID), uma das modalidades de reparação previstas no Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce. A ação segue até o dia 24 de maio, com atendimentos gratuitos e presenciais.

De acordo com a Samarco, a banca vai percorrer locais estratégicos da cidade, como praças e centros de grande circulação, sempre das 10h às 16h. O objetivo é garantir que todas as pessoas físicas ou jurídicas que se enquadrem nos critérios do PID tenham acesso às informações e consigam ingressar no programa antes do encerramento do prazo, marcado para 26 de maio de 2025.

O PID prevê o pagamento de uma indenização individual e em parcela única no valor de R$ 35 mil para os atingidos elegíveis. Desde que foi aberto, em fevereiro, mais de 190 mil requerimentos já foram registrados, segundo a Samarco.

Locais e datas da “Banca Tira-Dúvidas do PID” em Valadares

Datas: 13, 14, 15, 20, 21, 22, 23 e 24 de maio
Horário: das 10h às 16h
Locais:

  • Mercado Municipal – Rua Israel Pinheiro, 3384 (Centro)
  • Paróquia Sant’Ana – Avenida Padre Leonardo Senne, 227 (Bairro Altinópolis)
  • Golden House – Avenida Washington Luís, 2441 (Bairro Santa Rita)

Além de Governador Valadares, o projeto estará presente, entre os dias 13 e 24 de maio, em Mariana (MG), e em Colatina, Linhares e Conceição da Barra (ES), das 10h às 16h, em locais públicos de grande movimento.

Porta indenizatória acessível

A Samarco destaca que o PID é a última oportunidade de indenização acessível para quem ainda não foi contemplado por outras medidas reparatórias. Os requisitos são simples: apresentar documento com CPF e comprovante de residência (emitido em qualquer data) em uma das localidades listadas no acordo.

O ingresso deve ser feito pela Defensoria Pública, que oferece atendimento gratuito, ou por advogado particular. Nesse caso, os honorários de 5% são pagos pela própria Samarco, sem desconto no valor da indenização. Honorários extras eventualmente cobrados são de responsabilidade do requerente.

Mais informações sobre o PID e os critérios de elegibilidade estão disponíveis no site oficial da Samarco: www.samarco.com/indenizacao.

Comments 13

  1. JUAREZ L GOMES says:

    Minha mãe morreu eu cuidei delas tenho isso documento dela óbito endetidade posso recebe

  2. JOAQUIM MARTINS FILHO says:

    Minha sogra está no meu cadastro ,ela tem o direito ela dói negada ,ela tem direito ao pid

  3. Roberto Silva says:

    Penso estar sendo ” roubado”. Se a Samarco já vai pagar 5 mil para o advogado, por que ainda tenho que pagar mais 30 por cento a ele???

  4. FABIO MIGUEL DA SILVA says:

    Depois desses desastre a bacia do rio doce nunca mais foi a mesma coisa atrapalhou muito a pesca nós sobreviva dela e também da água que nós bebemos.

  5. Gilsimar corrêa da Silva says:

    A única conta no meu nome na época era de telefone,,será que aceitam,,,seria um absurdo não aceita,,, até porque nem todas as pessoas tem algo no nome daquela época,,se não aceitaram muita gente vai ficar sem receber,,,tudo que eles querem

  6. SILVANEA SILVEIRA DE SOUZA says:

    A Samarco finalizou meu pid alegando q a procuração da advogada n tem plenos poderes, sendo q outras pessoas foram apresentadas com a mesma proposta, deu a intender q eles estão escolhendo quem vai pagar

    • Robson Fonseca says:

      Bôbo é quem está pagando honorários pra advogado,porque tem vários advogados fazendo pra receber somente o honorários da samarco e o seus 35.000,00 vai cair na sua livre de qualquer desconto.

  7. Geraldo t dos santos says:

    Eu tive que fazer posso arteziano pra sobreviver, mas ainda não me escrevi no programs, como faço pra me escrever?tenho comprovante de pagamento dá conta de agua em meu nome etc se tenho alguma change por favor me mande onde posso me escrever por favor

  8. JOSMIRA SANTOS LOPES says:

    Meu advogado falsificou meu comprovante de residência na época que eu entrei eu nem sabia aí recusaram e deram o prazo de 15 dias para enviar outro comprovante ele não me falou nada e deixou vencer o prazo resumindo agora não consigo receber o pid pq deu indício de fralde no meu processo eu nunca recebi nada e fui muito afetada com essa tragédia tenho um filho especial e precisava tanto desse dinheiro e não consigo receber… injustiça,,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM