Embora seja reconhecida como uma cantora sertaneja, Vilma Garcia abraça uma variedade de estilos
GOVERNADOR VALADARES – Vilma Garcia, cantora e compositora valadarense, está prestes a lançar seu terceiro álbum autoral. O que marca não só uma nova fase na sua carreira, mas também o início de uma excursão internacional, com pontapé inicial na Argentina. Com mais de 600 composições registradas, a cantora, que mora no Rio de Janeiro desde 1996, se destaca como uma artista com diversas faces, abordando uma ampla gama de estilos musicais.
Na época, Vilma Garcia, que também é jornalista e professora de Língua Portuguesa, deixou um mestrado para seguir um chamado desafiador: a música. O que começou como um caminho incerto logo se transformou em uma carreira notável. Com dois álbuns autorais lançados até agora, “Momento Novo”, em 2014, e “Minhas Raízes”, em 2018, Vilma finaliza o terceiro álbum autoral. Dessa forma, “Reencontro” será lançado em duas fases ao longo do ano de 2024. A primeira fase será lançada até o final de abril, com um total de dez faixas.
Vários gêneros musicais
A compositora não se limita a um único gênero musical. Embora seja reconhecida como uma cantora sertaneja, sua música abraça uma variedade de estilos, refletindo sua versatilidade como artista. Além de ser uma compositora com diversas produções, Vilma Garcia também atua como produtora musical e instrumentista, liderando seus próprios projetos com maestria. Ao lado de seu parceiro de produção, o baterista e baixista Luís Felipe Sales Monteiro, ela continua a explorar novas sonoridades.
De acordo com Vilma Garcia, o novo álbum fala de amor e da doçura em expressar sentimentos profundos, íntimos e desafiantes, como nas faixas “Anjo”, “Mas Eu Te Amo”, “Recado de Amor” e “Reencontro”. Entretanto, o álbum também apresenta certa dualidade ao falar das relações e do amor mais ousado, como a cantora Marília Mendonça costumava fazer. “Um exemplo é a faixa ‘Se Pular a Cerca’, onde a mulher avisa que ela traz para o parceiro uma bandeja de carinho e um prato cheio de prazer, mas se ele a trair, nem um prato frio vai comer”, conta a cantora.
Participações especiais
O “Reencontro” também traz participações especiais, como na releitura da música “Onde existe você”, que traz a participação do rapper Sayder SDR. Além disso, a faixa “Anjo” conta com uma participação internacional, Fábio Filartiga, amigo argentino da cantora. Para Vilma, esta é a música mais emocionante do disco, pois trata-se de uma experiência pessoal da compositora. “Muitas vezes, temos um anjo em nossas vidas que nos cuida, nos ama de forma incondicional e só saberemos que se tratava de um ser único em nossas vidas, quando nos distanciamos dele”, afirma Garcia.
Raízes
Apesar de sua crescente carreira, Vilma Garcia não esquece suas raízes. Nascida em Governador Valadares, ela mantém um forte vínculo com sua terra natal e planeja retornar para se apresentar em breve. Para ela, a cidade continua sendo um refúgio, um lugar para recarregar as energias e conectar-se com suas origens. “Valadares é meu chão, minha raiz, minha terra. Todo mundo precisa, de vez em quando, voltar à sua raiz”, conclui Vilma.