Galeria de arte no Teatro Atiaia exibe mais de 50 obras de artistas locais renomados
GOVERNADOR VALADARES – Como poderíamos sobreviver no mundo sem sentir? Em meio à rigidez do cotidiano, muitas vezes não nos permitimos questionar. Mas, desde os primórdios da humanidade, há algo que nos acompanha. Uma forma de expressar nossos sentimentos e desejos. Ela é uma força onipresente de encantamento puro. É o grito que ecoa entre aqueles que buscam ser preenchidos por um propósito e o silêncio que clama pela luz que tende a preencher o vazio. A arte é a pergunta e a resposta que ampara a nossa existência.
E bem no coração de Governador Valadares, existe um lugar em que ela pulsa em suas mais diversas expressões. É no segundo andar do Teatro Atiaia, reinaugurado em 2023, que a galeria Casa de Arte encanta seus visitantes com a exposição de mais de 50 obras criadas por artistas locais renomados que fazem parte da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce (AAPVRD), mantenedora do local.
O espaço integra a Galeria Monhangara e, além de sediar eventos culturais e reuniões, também é um ambiente que promove a visibilidade dos artistas regionais com exposições permanentes de pinturas, esculturas e cerâmicas produzidas pelos grandes talentos dos Vales de Minas, como Quirino Rosa, Mércia Ferreira, Maria Aparecida (Mãezinha) e Clores Lage.
Késsia Nay, artista plástica e vice-presidente da AAPVRD, que também tem suas pinturas a óleo expostas no local, destaca a importância que a preservação da galeria tem na valorização dos trabalhos artísticos da região, que nem sempre tem o seu devido reconhecimento. “As artes visuais muitas vezes não recebem a devida visibilidade, e os artistas plásticos enfrentam dificuldades para encontrar locais onde possam expor e divulgar seu trabalho. Tudo isso exige recursos, deslocamentos e outros desafios”, revela.
Dessa forma, a Casa de Arte oferece aos seus artistas associados a oportunidade de terem suas peças expostas no espaço e receberem notoriedade pelo trabalho que desenvolvem. Além disso, a galeria desperta emoções em cada um que cruza suas portas e adentra em um novo universo que somente a arte é capaz de construir. “O público que visita a galeria sai com uma percepção diferente, muitos se surpreendem ao descobrir pintores e escultores tão talentosos aqui na nossa região”, conta Késsia.
Com a curadoria da artista plástica Clores Lage, referência na região, a galeria representa um lar para os entusiastas da arte, ou para qualquer um que precise de um refúgio em meio à monotonia do cotidiano. Até porque a Casa de Arte também é um abrigo para as reflexões humanas, onde é possível parar, respirar e apreciar os encantos da vida em seu mais puro estado de espírito: a expressão artística.
Para quem deseja encontrar esse refúgio, a galeria está aberta à visitação do público com entrada gratuita. As obras expostas também estão à venda para arquitetos, decoradores e todos que amam e valorizam a arte. Assim, a artista plástica Késsia reforça o convite aos valadarenses: “a Casa de Arte é uma oportunidade de acessar a cultura local por meio de uma visita gratuita e muito rica em produção artística”.
Informações
– Endereço: R. Mal. Floriano, 513 – Centro (entrada principal do Teatro Atiaia)
– Horários de Funcionamento: Segunda a Sexta (Manhã: 8h às 12h / Tarde: 13h às 17h)
Obras expostas de: Aline Vieira, Carlos César, Carlos Torrente, Clores Andrade Lage, Elizabete Pereira, Quirino Rosa, Késsia Nay, Luciene Timóteo, Luiz Carlos Marcos de Paula, Maria Aparecida (Mãezinha), Maria A. Paper, Mercia Ferreira, Rogério Neves (Gog), Rosely Souto, Simone Lobo, Walter Andrade, Idalino Pêgo, Micka Brazil.
Siga @casadeartegv para acompanhar as atualizações!
Sobre a associação
A entidade responsável por manter a “Casa de Arte” viva é a Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce (AAPVRD), criada em 1980 por Clores Lage e outros artistas valadarenses. O propósito da associação é promover o reconhecimento artístico-cultural da região, sendo uma porta aberta para todos os produtores de arte. Dentre as suas iniciativas, a instituição contribui na organização de exposições, participação em congressos e oferta de cursos de artes plásticas.
Há cinco meses, o matemático e artista plástico Carlos Torrente preside a associação e, como principal meta de trabalho, destaca a integração de mais artistas do Vale do Rio Doce à instituição. Para isso, a AAPVRD incentiva todos os artistas plásticos da região a associarem para terem suas obras expostas na Casa de Arte, em Valadares, e ainda aproveitarem as vantagens de participação em eventos e editais exclusivos. “Ser associado hoje é importante para todo o artista. Até pra gente poder ter contato, conhecer o que que nós temos de potencial. Nós sabemos que em Valadares e região tem muitos artistas bons e estamos os aguardando na nossa associação”, convoca o presidente Carlos.
Para entender mais sobre o processo de associação, basta entrar em contato com o presidente Carlos Torrente no número (33) 98888-0500, ou com a vice-presidente Késsia (33) 98415-0167, ou procurar a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer para mais informações.