A valadarense Catarina Leal é empresária, modelo e digital influencer. Com mais de três milhões de seguidores no TikTok, Catarina teve o quarto vídeo mais visto da rede social no Brasil em 2022. Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, a empresária de apenas 27 anos explicou como conquistou tantos seguidores e deu dicas para as mulheres seguirem seus sonhos.
Desde criança Catarina tinha o sonho de ser famosa. “Eu sempre quis ser famosa e vi nas redes sociais uma possibilidade de realizar meu sonho. Tudo é impossível até você ir lá e fazer o possível. As pessoas não me incentivaram e mesmo assim eu corri atrás. Eu sempre agi como se já tivesse muitos seguidores, já agia como influenciadora. Então o que eu acho que foi diferencial foi acreditar no meu sonho, não esperar apoio de ninguém, fazer ser possível e agir como se já tivesse alcançado”, afirma.
Provador de graça
De acordo com Catarina, mesmo com poucos seguidores ela mostrava o seu dia a dia e falava sobre o que entendia nas redes sociais. Também oferecia para fazer provador de graça para as lojas de Valadares.
“Eu não sabia me vestir e não tinha dinheiro para comprar roupas bonitas, mas seguia blogueiras de moda. Então comecei a dar dicas com as roupas que eu tinha e o que eu sabia. Depois comecei a fazer provador gratuito; comprava roupa e marcava a loja, pedia para fazer provador. Na pandemia me formei em Arquitetura e reformei o meu quarto, então, resolvi buscar outras alternativas. As lojas mandavam looks para eu fazer provador em casa e começou a bombar os vídeos do TikTok. Eu quis fazer algo que tivesse a ver com a moda, já que dancinha e dublagem eu não conseguia, então, resolvi fazer challenge de maquiagem e com roupa”, conta.
Poses para fotos
Contudo o que fez Catarina ficar mais conhecida no meio digital foram os vídeos ensinando como fazer poses para as fotos. Por meio dessas dicas, a modelo influenciou milhares de mulheres e, em julho de 2022, lançou o “Livro de Poses”.
“Eu entendi que eu precisava mudar e não postar só roupa. Então decidi ensinar a fazer provador e o que valoriza o provador é a pose. Dessa forma, para abranger mais pessoas, e não só o público que deseja ser digital influencer, decidi começar a ensinar a posar para fotos”, explica.
Catarina afirmou que é muito satisfatório receber feedbacks de suas seguidoras dizendo que ela ajudou a reconstruir a autoestima de tantas mulheres. “Eu recebo muitos feedbacks de seguidoras que não tiravam fotos e com minhas dicas aumentou a autoestima. Nós fomos criando um carinho mútuo e elas foram se abrindo. Essa descoberta que a fotografia traz é incrível. Eu fui tendo um senso de responsabilidade pelas minhas seguidoras muito maior e foi fazendo muito mais sentido o meu trabalho”, diz Catarina.
Verdadeiro potencial
Para a influenciadora, a fotografia também mudou a sua forma de se auto-enxergar. Ela já sofreu com muitas inseguranças, assim como a maioria das mulheres, e com as redes sociais percebeu o potencial que tem. “Eu já tive vários complexos e com a fotografia fui vencendo isso. Na frente do espelho só vemos o nosso defeito, mas a foto te mostra seu verdadeiro potencial. Eu tinha complexo com celulite, malhava demais por conta disso; tive problemas alimentares e me via cheia de defeitos. Mas quando usava uma roupa que me valorizava, uma luz boa, uma pose que mostrava o melhor de mim, me via maravilhosa e meu verdadeiro potencial. Essa é a mensagem que quero levar para as mulheres, meu lema é: linda na foto e maravilhosa na vida”, declara.
Segundo Catarina, ela sempre foi uma pessoa muito comunicativa e criativa e, por isso, sofreu na internet ao querer ser inovadora. “A gente custa a ter uma ideia e na internet as pessoas copiam e você deixa de ser inovador. O vídeo que me deixou com a quarta maior visualização do Brasil me deixou extremamente feliz e foi um sinal que eu não preciso parar de criar. Esse vídeo, em específico, foi uma pose que criei quando estava fazendo uma publicidade para uma marca muito conhecida e fiquei feliz de uma ideia minha ter sido reconhecida”.
“Livro de Poses”
O “Livro de Poses” surgiu para as seguidoras terem um passo a passo de como realizar as poses. A modelo escreveu o livro como se estivesse conversando com uma amiga e pretende lançá-lo no formato físico. Além disso, a meta para este ano é realizar mais eventos presenciais e focar na carreira de modelo.
“A minha meta para este ano é desenvolver meu lado na moda, desenvolver meu lado de modelo. Quero fazer eventos presenciais, dar mentorias, desenvolver projetos, reforçar a minha comunidade de seguidoras com produtos físicos, como linha de maquiagem, e criar o livro físico”, explica.
Catarina é uma das palestrantes do Impulsionar Digital, evento que será realizado nos dias 11 e 12 de março, no auditório do Colégio Genoma. As inscrições para o evento presencial de marketing digital estão abertas. O “Impulsionar Digital” é direcionado para comerciantes, empresários, prestadores de serviços, profissionais liberais, blogueiros, influencers. Todos os especialistas que desejam ter grandes resultados no meio digital. O objetivo é auxiliar os empreendedores a ingressar no mercado com as estratégias corretas. São 400 vagas e os ingressos podem ser adquiridos por meio do site https://impulsionar.digital/.
Para acompanhar Catarina nas redes sociais e ser uma das suas “grudes”, siga @catarinarleal.