Administração municipal promove, nesta terça-feira (15), um momento de reflexão e valorização da pessoa idosa
Se por um lado, as pessoas com 60 anos ou mais têm o direito de ser tratadas com dignidade e respeito, assegurados pela Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso, por outro, muitos sofrem nas mãos de quem deveria oferecer-lhes amor, respeito, segurança, cuidados, carinho e atenção: familiares e/ou pessoas próximas. Isso porque a violência física, psicológica, sexual, econômica/financeira, o abandono, a negligência e autonegligência (quando o idoso se priva de cuidados básicos e ameaça a própria vida e/ou saúde), na maioria das vezes, é cometida dentro de casa. E com a pandemia do novo coronavírus, os idosos estão ficando mais tempo isolados socialmente e, consequentemente, convivendo mais com seus opressores (que, na maioria das vezes, estão mais perto do que se pode imaginar, ou seja, são os próprios familiares ou cuidadores).
A fim de despertar na sociedade como um todo a importância de garantir que os idosos tenham um envelhecimento digno, tranquilo, com qualidade de vida e saúde, além de disseminar informações sobre os direitos desse público, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa instituíram a data de 15 de junho como sendo o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Em Valadares, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promove o Junho Violeta, trazendo como slogan “Violetas contra a violência” – uma campanha não só de combate à violência contra os idosos, mas também a favor da dignidade e do respeito para com essa população que traz no rosto, nos cabelos brancos e no corpo as marcas do tempo, a sabedoria, o sorriso doce, além da simplicidade, da beleza e da delicadeza que só as flores, como as violetas, possuem.
E para marcar a data, a administração municipal promove, nesta terça-feira (15), um momento de reflexão e valorização da pessoa idosa. Na ocasião, a Santa que fica no pico da Ibituruna será iluminada na cor violeta e cartazes serão fixados na SMAS, para orientar a população a prevenir, identificar e denunciar situações de violência e abuso contra idosos. E alguns servidores da SMAS irão usar uma camisa confeccionada exclusivamente para a ocasião.
Embora o dia de conscientização seja em 15 de junho, é preciso respeitar e zelar pelos idosos todos os dias. Portanto, faça sua parte; em caso de denúncias de maus-tratos ou algum tipo de violência, disque 100 (não é preciso se identificar) ou acione a Polícia Militar, através do 190.
CAAI
Fazer valer o cumprimento do Estatuto do Idoso, difundindo ações preventivas que promovam a dignidade e o bem-estar da pessoa idosa, trabalhando no sentido de reduzir os impactos do processo do envelhecimento, oferecendo, assim, mais qualidade de vida às pessoas da terceira idade. Este é o principal objetivo da Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso (CAAI), que tem por responsabilidade desenvolver políticas públicas em favor dos idosos.
A CAAI funciona na Rua Pedro Lessa, 286, bairro de Lourdes. O telefone é o 3221-1466.