O BDMG Cultural recebe inscrições para o programa Urbe Urge, iniciativa que busca expandir as pesquisas e o desenvolvimento de projetos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, em resposta aos desafios impostos pela emergência climática. O programa é voltado para arquitetos, urbanistas e designers em confluência com outros campos do conhecimento e saberes tradicionais e populares. As inscrições são gratuitas e vão até 5/5, neste link.
Idealizado pelo BDMG Cultural com o apoio do grupo de pesquisa da Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cosmópolis, o programa Urbe Urge vai fomentar a formação de seis coletivos com três integrantes cada, sendo pelo menos um deles arquiteto, urbanista ou designer, e os demais de qualquer área do conhecimento e/ou saberes, inclusive tradicionais ou populares.
Os bolsistas selecionados terão a oportunidade de desenvolver seus projetos em interlocução com 12 pensadores e artistas indígenas, lideranças comunitárias, cientistas do clima, pesquisadores do Antropoceno, críticos e curadores, além de arquitetos, urbanistas e designers engajados no enfrentamento da emergência climática. Ailton Krenak, Alexandre Araujo Costa, Alyne Costa, Ana Luiza Nobre, Carolina Levis, Denilsow Baniwa, Ester Carro, Frederico Duarte, Gabriela Leandro (Gaia), Jerá Guarani, Paulo Tavares e Zoy Anastassakis participarão de imersões quinzenais com os selecionados e farão lives no YouTube do BDMG Cultural.
Transdisciplinar
“A proposta do BDMG Cultural, com este programa, é ampliar as possibilidades de criação de projetos no âmbito das cidades, entendendo Arquitetura, Urbanismo e Design em uma perspectiva cultural e fomentando respostas aos desafios impostos pela emergência climática. Esse enfrentamento não é possível sem que saberes diversos estejam na experimentação de soluções e sem que olhemos para aquilo que é mais urgente hoje nas urbes, considerando uma formação transdisciplinar e incluindo diferentes perspectivas”, explica a diretora-presidente do BDMG Cultural, Gabriela Moulin.
A diretora do Instituto ressalta, ainda, a importância do programa em conexão com a Agenda 2030 e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, especialmente os que tratam de cidades e comunidades sustentáveis e de ação contra a mudança global do clima.
Proposta
O programa Urbe Urge é uma iniciativa única no sentido de fomentar confluências e apostar que Arquitetura, Urbanismo e Design, apesar de suas profundas implicações e responsabilidades com a emergência climática, podem ser práticas cruciais no processo inadiável de regeneração ambiental, reparação sensível na cura e no cuidado com a Terra”, complementa Wellington Cançado, professor da UFMG e pesquisador do Cosmópolis.
Bolsa de pesquisa
Cada integrante do programa receberá uma bolsa mensal de R$ 1,5 mil durante seis meses e terá seu projeto acompanhado pelos interlocutores e pelos integrantes do Cosmópolis. A seleção contará com três etapas e o resultado final será divulgado no dia 20/5 no site e nas redes sociais do BDMG Cultural.
O programa Urbe Urge também ganhará uma plataforma digital exclusiva para abrigar os processos de pesquisa e criação – textos, vídeos, áudios, fotos, mapas, desenhos, relatos, anotações, dentre outros meios –, para apresentação dos projetos e disponibilização do conhecimento gerado pelo programa com a toda a sociedade.