[the_ad id="288653"]

44º Concurso Leiteiro da Cooperativa na Expoagro começa nesta quarta-feira

Animais participantes já se encontram no Parque de Exposições. FOTO: Fred Seixas

A disputa começa nesta quarta-feira (12), às 14h, no Galpão Leiteiro do Parque de Exposições

Um dos momentos mais esperados pelos produtores rurais na Exposição Agropecuária de Governador Valadares (Expoagro) é o Concurso Leiteiro da Cooperativa. A disputa, que está na 44ª edição, começa nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, no Galpão Leiteiro do Parque de Exposições José Tavares Pereira. Os animais participantes já se encontram no Parque. Antes da abertura oficial do concurso, às 11h, a organização servirá uma deliciosa e tradicional feijoada em um momento de confraternização. A competição acontece até este sábado (15).

De acordo com a Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce, o concurso leiteiro é uma competição emocionante que, além de enaltecer a capacidade de produção das criações, apresenta ao público animais de alto padrão genético, gerados com auxílio dos programas de assistência técnica da Cooperativa. Neste ano, segundo a assessoria da Cooperativa, participarão do concurso 24 animais, de 14 cooperados, sendo estes: Agropecuária Santa Edwirges LTDA, Diogo Vieira, Edberto Zanon, Etelvina Birro, Geraldo Birro, Guilherme Olinto, Heliton Brandão, Henrique Zampier, João Marques, Lívio Coura, Matheus Pigoretti, Maurício de Souza, Rubens Balieiro e Sebastião Sfalsini.

A dinâmica da competição consiste em sessões de ordenha, que ocorrem de 8 em 8 horas. Desse modo, a cada ordenha, a quantidade de leite tirada é contabilizada não em litros, mas em quilogramas (kg), e registrada numa tabela contendo os principais dados do animal. Então os animais que produzirem maior quantidade de leite em boa qualidade ocupam as primeiras colocações no concurso.

Produtores otimistas

O produtor rural Maurício Francisco de Souza participa do Concurso Leiteiro há oito anos e acredita nas vantagens desta realização para o setor rural. “Isso aqui, para nós, é uma vitrine. Para todos os produtores que estão aqui presentes. Como a Cooperativa tem o projeto FIV [Fertilização In Vitro], de crescimento genético, a gente implanta esse projeto na fazenda, tem animais de qualidade e traz aqui para expor. E ao final do concurso a gente pode vender esse animal pelo melhor preço possível. Então essa é a vantagem que a gente tem. O conhecimento do trabalho que você faz lá na fazenda, você acaba trazendo para expor aqui”, comenta.

Além de fazer bons negócios, Maurício Francisco também quer ganhar o concurso, é claro. “A gente quer o máximo, né! Quem mexe é o Matheus, meu filho, que conhece bem como se faz com a vaca para produzir leite. E a gente espera o máximo dela. A vaca que der mais leite aqui, vai dar uns 70 kg de leite”, afirma.

Aprendizado e valorização do rebanho

Segundo o presidente da Cooperativa, João Marques, dos 24 animais participantes, 23 são frutos do procedimento de transferência de embrião, do projeto de Fertilização In Vitro (FIV). O presidente destaca, portanto, a relevância do espaço compartilhado para que os produtores aprendam a melhorar qualidade dos rebanhos.

“A expectativa está muito grande. Está bastante concorrido. Os produtores realmente fazem um trabalho na fazenda, e esse trabalho acumulado com as tecnologias, com as técnicas, faz com que você consiga obter resultado na atividade através de um bom trabalho, de um bom acompanhamento técnico, e trazer resultados para a sua utilidade. Eu digo que isso aqui é uma universidade de aprendizado, onde você tem a chance de pensar, planejar um rebanho, fazendo as transferências, escolher o sêmen adequado, o óvulo, a vaca adequada, fazer plantio de produtos mais assertivos, que possam fazer com que o animal expresse a genética através da boa alimentação. O animal precisa de carinho, de atenção para que ele possa produzir mais”, conclui João Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM