Projeto “Abraço a Lagoa Santa” acontece no próximo dia 8 de junho

A ideia do projeto "Abraço a Lagoa Santa" é conscientizar a população de forma geral. Foto: Divulgação

O mês de junho está chegando e com ele a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. O objetivo é conscientizar as pessoas e organizações da necessidade crescente de cuidar do meio ambiente. Iniciativas sustentáveis estão cada vez mais em alta, porém, ainda é preciso muito para uma conscientização mais eficiente. Pensando nessas iniciativas, vai ser realizado em Valadares, no dia 8 de junho, das 8h às 12h, o projeto “Abraço a Lagoa Santa”, que tem como objetivo estimular a participação da comunidade e da associação de moradores do bairro na preservação ambiental.

Para a Associação de Moradores dos Bairros Morada do Vale e Lagoa Santa, a lagoa é referência e atrativo ambiental da região, bem como para a cidade. Contudo, a associação nota que sua conservação está comprometida por impactos causados pelos empreendimentos imobiliários e pelo seu uso diário, gerando consequências como poluição visual, assoreamento e alagamentos, com repercussões maiores, como as enchentes.

De acordo com a presidente da associação, Dirce de Oliveira Almeida, a ideia do evento é estimular cada morador a cuidar da lagoa. “Pretende-se realizar o ‘Abraço a Lagoa Santa’, para estimular a participação da comunidade na associação de moradores do bairro, integrá-la em ações de conservação e preservação do meio ambiente e resgatar a história da Lagoa Santa, suas conquistas e desafios. Por isso, propomos o ‘Abraço a Lagoa Santa’ na Semana do Meio Ambiente, e contamos com a presença de toda a população valadarense.”

Segundo o Zé Ambientalista, é importante que todos se encantem com a bela imagem da Lagoa Santa. “Neste mundo moderno, onde impera a pressa e a tecnologia, as belezas naturais estão passando despercebidas. Vamos abraçar a nossa Lagoa Santa e nos encantar com a sua bela imagem e os benefícios que ela nos oferece”.

O “Abraço a Lagoa Santa” contará com a presença dos poderes Executivo e Legislativo. Terá ainda atividades artísticas e culturais, palestras e oficinas, terminando com o abraço na Lagoa Santa.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br