Encerradas as inscrições para campeonatos Brasileiro e Internacional de Parapente

0
164
FOTO:Divulgação

Pilotos de parapente de vários países começam a chegar a Governador Valadares nesta semana para a 1ª etapa dos campeonatos Brasileiro e Internacional de Parapente, que acontecerão de 6 a 13 deste mês. As competições são preparatórias para o Paragliding World Cup (PWC), a Copa do Mundo de Parapente. Além de brasileiros, são aguardados pilotos de Israel, Chile, Costa Rica, Espanha, Itália, Filipinas e Estados Unidos. As decolagens serão feitas do pico da Ibituruna, a 1.123 metros de altitude, sempre por volta do meio-dia. Como a disputa vale pontos de classificação para o PWC, é a chance de os pilotos que desejam disputar o mundial conquistarem uma das vagas das cinco etapas que acontecem em algumas partes do mundo, anualmente.

Quem for ao pico da Ibituruna nos dias de competição poderá acompanhar de perto um espetáculo de cores e técnicas e conhecer grandes nomes do esporte, como o piloto americano naturalizado brasileiro Richard Pethigal, o mineiro de Poços de Caldas Cristiano Ricci, o valadarense Móka e o atual campeão brasileiro, o carioca Rafael Saladini, que está em grande fase e é um dos favoritos ao título.

A competição é realizada pela Associação de Voo Livre Ibituruna, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL) e supervisão da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). Serão distribuídos R$ 7 mil de premiação entre os mais bem colocados, além de troféus e medalhas. A entrega dos prêmios será feita no Kioske Beliscos e Japa. O QG funcionará no Hotel Realminas.

Demais pilotos

Nos dias de provas oficiais, os pilotos não inscritos na competição só poderão decolar 30 minutos antes ou após o fechamento da janela (decolar até às 11h40 ou depois das 13h30). Os pilotos que desejarem se inscrever como birutas devem procurar o diretor da prova no local. O número será limitado a 10 birutas por dia.