[the_ad id="288653"]

Votação pública para criação de universidade federal em Valadares e duplicação da BR-381 vai até domingo

FOTO: Freepik

O Governo Federal abriu o sistema de votação ‘Brasil Participativo’, no site gov.br, para que o público vote nos projetos de criação da Universidade Federal do Vale do Rio Doce (que ocorrerá por meio da emancipação da UFJF-GV) e também de duplicação da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares. O prazo para a votação online vai até este domingo (16). Portanto basta acessar o site pelo endereço brasilparticipativo.presidencia.gov.br, selecionar o projeto de interesse e clicar em ‘votar’. É necessário ter sua conta no gov.br para confirmação do voto.

Para votar a favor do projeto de duplicação da BR-381 no trajeto de Belo Horizonte a Governador Valadares, acesse este link.

Para votar a favor da criação da Universidade Federal do Vale do Rio Doce, por meio da emancipação da UFJF-GV, acesse este link.

BR-381

Há décadas, o plano de duplicação da rodovia é pauta na administração pública. O caso, que já passou por diversas gestões, vem sendo discutido com mais intensidade nos últimos meses nos debates entre representantes políticos da região e autoridades de âmbito estadual e nacional, como o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). De acordo com o Governo Federal, o leilão para decidir qual empresa ficará responsável pela obra está previsto para o último trimestre de 2023.

No início deste mês, o ministro Ranan Filho publicou em suas redes sociais que o leilão acontecerá em novembro. “A espera do povo mineiro por melhorias na BR-381 terminou! O leilão tão esperado será 24/11! A rodovia é líder em acidentes e o investimento vai salvar milhares de vidas. Investir em infraestrutura é garantir desenvolvimento e cuidar das pessoas”, celebrou.

Universidade Federal

Já no fim do mês de junho, o Ministério da Educação (MEC) liberou a quantia de R$ 13 milhões para a entrega de duas novas unidades educacionais da UFJF em Valadares: uma no bairro Santa Rita e a outra no antigo prédio da Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV), no Vila Bretas. A unidade do Santa Rita sediará os cursos de Nutrição e Farmácia, enquanto a unidade do Vila Bretas vai abranger todos os cursos da área social. As obras fazem parte do projeto de ampliação da universidade.

O projeto de lei que propõe a criação de uma universidade própria para o Vale do Rio Doce foi publicado em 2021, pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT). “Quero fortalecer o nosso campus da universidade federal aqui, transformá-lo numa Universidade Federal do Vale do Rio Doce, com sede em Valadares. Para que a gente possa ter uma instituição acadêmica universitária, contribuindo com o desenvolvimento do Vale do Rio Doce. Valadares é a nossa capital do Vale”, afirmou o deputado em entrevista ao DRD em janeiro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

🔊 Clique e ouça a notícia ‘Não haverá desoneração para favorecer os mais ricos’, diz presidente BRASÍLIA – Nessa quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São