Viagens de trem de passageiros são retomadas

As viagens do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) foram retomadas ontem (12), após duas semanas de paralisação. As viagens não ocorriam desde o dia 28 de março, quando passou a vigorar o decreto do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que continha medidas mais restritivas, para tentar barrar o avanço da covid-19 em seu estado.

Ontem mesmo a Vale emitiu um comunicado sobre a volta das viagens, destacando os cuidados que já estavam acontecendo antes da paralisação. Segue o comunicado na íntegra:

“O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas voltou a circular nesta segunda-feira (12). A ocupação está reduzida a 50%, conforme prevê o decreto 4866-R do Governo do Espírito Santo, publicado no dia 10 de abril. O funcionamento é semelhante ao que já vinha sendo adotado, mantendo protocolos de saúde e segurança na venda de passagens, no embarque de passageiros e durante a viagem.

Entre as medidas de segurança estão a venda de bilhetes prioritariamente pela internet, aferição de temperatura antes do embarque, uso obrigatório de máscaras, oferta de álcool em gel nas estações e a bordo do trem e intensificação da limpeza e da desinfecção de áreas comuns.”

Ano passado, as viagens também ficaram sem acontecer entre 24 de março e 1º de setembro, no início da pandemia do coronavírus. Quando a Vale retornou com a circulação do trem de passageiros foi necessária a adoção de medidas de segurança que também são aplicadas nas viagens atualmente, como a redução do número de bilhetes comercializados, distanciamento social entre passageiros no embarque e desembarque e nas viagens, inclusive com poltronas bloqueadas para uso, além do não acesso aos carros lanchonete e restaurante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM