WhatsApp-2.png

Vereadores avaliam desempenho da cidade no Ranking de Competitividade dos Estados 2022

FOTO: Arquivo DRD / Antônio Cota

Após a análise dos resultados de Valadares no Ranking de Competitividade dos Estados de 2022, feita na última semana, pela secretária municipal de Desenvolvimento e Inovação, Beatriz Almeida, o DIÁRIO DO RIO DOCE conversou com vereadores do município sobre o relatório.

Sendo assim, foram entrevistados os vereadores Jamir Calili Ribeiro (Podemos) e Maurício Campos Dutra (MDB). Eles fizeram uma avaliação dos indicadores apontados pela secretária. Assim como sugestões de melhorias para a cidade.

O Ranking de Competitividade dos Estados de 2022 é um estudo em que, nesta edição, participaram 415 municípios do Brasil. Os municípios em questão têm uma população superior a 80 mil habitantes. Entre esses, está Governador Valadares. Segundo o relatório, a soma populacional das cidades avaliadas corresponde a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).

Ainda conforme o relatório da pesquisa, Governador Valadares ocupa a 214ª posição entre os municípios do Brasil e a 134ª posição do ranking na categoria de municípios do Sudeste. Enquanto na categoria de municípios mineiros, a cidade está em 34ª lugar. O município de Coronel Fabriciano vem logo em seguida, na 35ª colocação em nível estadual.

Avaliação

A avaliação é dividida em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Desse modo, cada dimensão engloba diversos pilares que fazem um município funcionar. Na dimensão Instituições, está a sustentabilidade fiscal [equilíbrio da dívida pública]; na dimensão Sociedade, estão a qualidade de vida, o acesso à educação, o saneamento básico e o meio ambiente. Já na dimensão Economia, considera-se a inserção econômica (geração e formalização de empregos), inovação e dinamismo econômico (crescimento da renda média do trabalho formal, PIB per capita e crédito per capita) e, por fim, o capital humano.

Na matéria da sobre a pesquisa, Beatriz Almeida pontuou que Valadares decresceu na dimensão Economia, caindo em 10 posições no indicador ‘inserção econômica’. Esse indicador se refere à geração de empregos formais. Mas, em contrapartida, a pesquisa mostra que a cidade melhorou a renda média dos empregos formais, subindo 66 posições.

Jamir Calili

Com base nisso, o DRD questionou ao vereador Jamir Calili o que explica resultados tão diferentes dentro de uma mesma dimensão. O vereador acredita que a redução de empregos formais com salários baixos e a emigração estão entre as principais razões para a disparidade econômica.
“Essas variações podem ocorrer por vários motivos. Mas especialmente pode ter havido uma redução dos empregos formais de salários mais baixos, o que necessariamente eleva a renda média dos empregos formais. Outro fator que pode ter gerado esses dados é a emigração. É um fato notório que uma parte considerável da população economicamente ativa mais jovem emigrou nos últimos anos. O que fez com que a mão de obra para empregos formais de baixa remuneração ficasse sem ocupação. Ao mesmo tempo em que a renda média formal aumentava por conta da saída desse contingente de pessoas do cálculo”, esclarece o vereador.

O vereador Jamir Calili acredita que os investimentos em educação, ciência e tecnologia melhorarão a posição de Valadares no ranking nos próximos anos – FOTO: Antônio Fábio

Jamir Calili ressalta, ainda, que o município possui mais oferta de empregos formais do que procura. Sendo essas vagas em áreas de baixa remuneração. “A dinâmica econômica de Valadares ainda é muito baseada em empregos de baixa tecnologia, mais suscetíveis à dinâmica da crise. O município tem, agora, uma janela de oportunidade, que é a Sudene, que vai necessariamente movimentar o mercado formal de maneira sistêmica”, acrescenta.

Maurício Dutra

O vereador Maurício Dutra considera o atual cenário preocupante, além de necessário o interesse e debate de toda a Câmara acerca dos indicadores apresentados no ranking.

O vereador Mauricio Dutra defende um debate maior sobre os indicadores apresentados no ranking – FOTO: Assessoria vereador Maurício Dutra

“Não sei se todos, mas alguns vereadores que estão à frente na comissão de desenvolvimento e que se preocupam com a gestão pública de médio e longo prazo estão cientes dessa situação preocupante de nossa cidade. Esse estudo tem dados importantíssimos da realidade de nossa cidade e região. Esses dados precisam ser detalhados e colocados à mesa para que o município, através da criação de um grupo, possa analisar e traçar processos de curto e médio prazo, melhorando a nossa cidade neste ranking para o próximo ano. Infelizmente não estamos vendo a criação desse grupo e nem houve uma convocação de nós vereadores para debatermos sobre os dados deste estudo”, adverte Dutra.

Jamir Calili, no entanto, detalha algumas ações que já vêm sendo trabalhadas nos últimos anos e enaltece a relevância do cargo ocupado por Beatriz Almeida no município. 

Secretaria de Desenvolvimento

“O município tem feito um trabalho primoroso na reestruturação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, que passou a se ocupar com temas como ciência, tecnologia e inovação, essenciais na construção de uma nova matriz econômica. Além disso, a desburocratização dos processos administrativos é fundamental para facilitar a vida do empreendedor. Nesses últimos dois anos aprovamos várias leis que simplificaram processos e permitiram abertura recorde de empresas em prazo curto de tempo. Além disso, foram aprovados diversos projetos que modificam a estrutura tributária, dando incentivos, e o marco da inovação, que produzirá resultados consistentes no médio prazo”, conclui.

Por fim, Maurício Dutra propõe união de forças na política para potencializar os resultados do município nos próximos anos. “Vamos tentar com os colegas vereadores a criação de uma comissão ou uma audiência pública para aprofundarmos neste estudo e trazermos soluções para a melhoria de nossa cidade no ranking para os próximos anos”, afirma.

Comments 4

  1. Rui Simões de Souza says:

    Em Valadares, o último a sair apague a luz. Trigésima quarta posição em Minas Gerais?
    Essa cidade não tem prefeito………

    • Dorcina Maria da Silva e Silva says:

      Quais são as cidades que estão na frente de Gov.Valadares?

      • Carolina Moreira says:

        Manhuaçu, Montes Claros, Ipatinga, Sete Lagoas, Passos, João Monlevade, Patos de Minas, são algumas delas.

  2. Bricio Ataides says:

    34 cidade de Minas Gerais, mostra que ha anos os governantes de Gov. Valadares
    nao fazem nada, so regredindo, so promessas de politicos incluindo varios
    deputados que so fazem bla bla bla. Um exemplo a ponte do sao Raimundo, a br 116
    que corta o Vila Isa e uma vergonha de mal administracao.Tem muitas cidades do
    nordeste do Brasil a frente de Valadares, sendo o sudeste considerado uma regiao mais
    desenvolvida. Estamos com mal administradores, outro exemplo o aeroporto, so bla bla bla .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

🔊 Clique e ouça a notícia Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que