Vaquejada em Valadares será neste fim de semana no Parque de Exposições

Após a lei (13.873/2019) que regulamenta vaquejadas e rodeios ter sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a União Ruralista Rio Doce (URRD) realizará neste fim de semana, dias 1, 2 e 3 de novembro, a Vaquejada de Valadares. O evento acontecerá sempre a partir das 14 horas no Parque de Exposições José Tavares Pereira, chancelado pela Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ).

Serão disputadas duas categorias, iniciante e aberta, e deverão ser apresentados obrigatoriamente os exames de mormo e anemia. Além disso, o evento contará com bares no local, para fomento do comércio. Para o presidente da União Ruralista, José Miguel Merlo, a vaquejada é um patrimônio cultural da cidade.

De acordo com a União Ruralista, a última vez que foi realizada a vaquejada em Governador Valadares foi em 2016. De lá para cá, União Ruralista e Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) têm tido embates na realização do evento. Em julho deste ano, às vésperas da 50ª Expoagro, a vaquejada foi suspensa a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por considerar o evento causador de maus-tratos aos animais. Mas no dia 18 de setembro, a lei 13.873/19, através do Diário Oficial da União, tornou a vaquejada uma modalidade protegida pelo Estado, sendo declarada como um esporte equestre e tradicional e cultural no Brasil.

O presidente da União Ruralista disse que o retorno do evento será a retomada do esporte mais tradicional do Parque de Exposições. “Ficar sem vaquejada nos últimos anos foi um enorme prejuízo para nós e toda a cidade. Quem perdeu foi o comércio e setores de hotelaria e agronegócio. Não se pode acabar com um esporte que tem 50 anos de tradição na cidade. Fico feliz pelo retorno e seremos patrocinadores oficiais do evento com muito orgulho. Neste ano fomos surpreendidos de última hora com a suspensão da vaquejada, pois é um ano especial para nós. Como agora é uma lei sancionada pelo presidente da República, acredito que não teremos mais problemas”, disse.

Segundo José Miguel Merlo, as instalações do Parque já estão prontas para a realização do evento. “Está tudo pronto desde julho, quando realizamos a 50ª Exposição Agropecuária. Naquele período, infelizmente não houve a nossa vaquejada. Mas neste fim de semana será a retomada do nosso esporte regional, que vai ajudar a fomentar o comércio da cidade nos três dias”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM