GOVERNADOR VALADARES — A cidade registrou, nesta sexta-feira (13), a menor temperatura do ano: 14,6 °C. Os dados foram coletados pela Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Valadares.
Segundo o professor de Climatologia do IFMG, Fúlvio Cupolillo, o recorde de 2025 foi registrado às 7h da manhã.
“Governador Valadares teve hoje a menor temperatura do ano: 14,6 °C às 7h. Isso indica que, no alto da Ibituruna, a mínima pode ter chegado a 8,6 °C”, explicou.
A previsão indica que esse recorde, porém, pode ser superado já neste sábado.
“A nebulosidade está diminuindo e, se esse padrão se mantiver, a temperatura mínima pode cair entre 1 °C e 2 °C. Se o céu estiver ainda mais limpo, os termômetros no IFMG podem marcar entre 12,6 °C e 13,6 °C, e no Ibituruna, entre 6,6 °C e 7,6 °C”, detalhou o professor.
O frio se intensificou na cidade desde segunda-feira (9), quando os termômetros marcaram 15,7 °C — até então, a menor temperatura do ano.
“Até o momento, a temperatura mais baixa havia sido registrada em 9 de junho. Mas, com a dissipação das nuvens, existe a possibilidade de uma queda ainda maior. Se isso ocorrer, o sábado pode registrar a menor temperatura do ano”, reforçou Cupolillo.
Por precaução, o especialista informou a previsão à Defesa Civil de Valadares.
Cuidados com o frio
Durante o período de frio, é essencial adotar cuidados para garantir a segurança e a saúde. Evite o uso de churrasqueiras, fogareiros ou aquecedores improvisados em ambientes fechados, pois há risco de incêndio ou intoxicação por monóxido de carbono.
Mantenha os ambientes ventilados, vista-se em camadas, redobre os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação, e tenha atenção ao uso seguro de aquecedores e aparelhos elétricos.
Nas ruas, prefira calçados antiderrapantes e dirija com cautela em caso de neblina ou piso escorregadio. Hidrate-se, mantenha a vacinação em dia e, se puder, colabore com doações de agasalhos e cobertores para quem mais precisa.