[the_ad id="288653"]

Valadares realiza ‘Dia D’ de serviços à pessoa com deficiência

Evento aconteceu na Praça de Esportes, com muito lazer e oportunidades para a pessoa com deficiência

GOVERNADOR VALADARES – A valorização, o respeito, além da preocupação com a segurança e o bem-estar das pessoas abrilhantaram o ‘Dia D’ de serviços à pessoa com deficiência, nessa sexta-feira (29). Aliás foi uma manhã de muita alegria na Praça de Esportes. O evento contou com apoio e presença de diversas instituições públicas privadas e, assim, garantiu aprendizado e oportunidades para todos.

FOTO: Divulgação/Prefeitura de Valadares

Nesse sentido, a programação especial, que teve como tema “A inclusão social sob todas as formas”, disponibilizou para o público atividades como informações e atendimento em tempo real das Políticas Sociais de Assistência Social, Saúde e Educação; informações sobre os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); orientações sobre doenças; aferição de pressão; orientações jurídicas; apresentação de programas sociais; corte de cabelo; auriculoterapia e práticas esportivas com adaptação.

Trabalho

Quem foi à Praça de Esportes, nessa sexta, inclusive, teve grandes chances até mesmo de conquistar um emprego. Pois o departamento de Recursos Humanos de algumas empresas se fez presente no evento para viabilizar o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho. Os interessados, como o Jobival Camargo, de 54 anos, não deixaram a oportunidade passar. Então ele aproveitou para deixar seu recado e chamar a atenção para a importância da capacitação profissional.

“Muitos têm uma visão de que o cadeirante não pode trabalhar, o que é errado. Existem vagas? Existem. Mas está faltando um alinhamento e que as empresas se disponham a fazer o que está sendo feito aqui nessa ação. Para o cadeirante, a falta de acessibilidade é uma das piores coisas que ele enfrenta, mas ele também enfrenta a falta de capacitação profissional. Muitas pessoas com deficiência acabam se retraindo, porque às vezes não têm conhecimento para atuar em determinada área. É aí que entra a capacitação, pois a pessoa capacitada vai ter coragem de enfrentar o mercado de trabalho”, pontua.

Segurança

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também atuaram na ação de forma marcante e interativa. As forças de segurança abordaram temas relevantes à integridade física dos participantes, como a prevenção de acidentes domésticos e violência. Assim, as equipes se colocaram à disposição do público para sanar dúvidas e reforçar que trabalham a serviço da comunidade.

Equipes também disponibilizaram os equipamentos de salvamento para o público conhecer. FOTO: Reprodução/Comando Geral

“É de deixar o coração quentinho ver essa adesão do público, das famílias. O município atualmente promove diversas políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, independentemente do tipo de deficiência. Então ver a casa cheia, ver eles aproveitando nessa manhã deixa a gente bem feliz ao saber que o trabalho está sendo desenvolvido com êxito. Temos aqui, à disposição deles, diversos serviços, não apenas municipais, mas também de várias empresas, instituições e associações que trabalham diariamente com eles e que aderiram à proposta do evento. É muito gratificante ver como eles aderem e vestem a camisa”, celebra a secretária municipal de Assistência Social, Adjani Santos Botelho Alvarenga.

População com deficiência


Conforme o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, havia 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil na faixa etária acima de dois anos de idade. Esse número, de acordo com o levantamento, corresponde a 8,9% da população. “Diante das inúmeras dificuldades e limitações enfrentadas por essas pessoas, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) vem para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, destaca a Prefeitura.

O Dia D de prestação de serviços, na Praça de Esportes, foi uma realização da Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Deficiente (CAAD), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

*Contém informações da Prefeitura de Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Fake news podem gerar morte, afirma Denise Alves

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – De uns tempos pra cá, alguns jornais têm atuado mais em desmentir informações do que em realmente informar coisas novas. Isso