Valadares e Montes Claros farão teste rápido para hanseníase

As cidades estão entre os 78 municípios que aderiram ao projeto do Ministério da Saúde

A partir do segundo semestre deste ano, Valadares e Montes Claros realizarão testes rápidos para o diagnóstico da hanseníase. O Brasil é o primeiro país a ofertar testes rápidos para essa doença, conhecida popularmente como lepra.  Em janeiro de 2022 o Ministério da Saúde publicou a Portaria 84, que tornou pública a decisão do Governo de incorporar os testes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quarta-feira (16) o tema foi abordado em videoconferência entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e as referências técnicas das secretarias de saúde de Montes Claros, Governador Valadares e de outros dez municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Pernambuco e Piauí. 

Em junho acontecerá a capacitação com especialistas do Ministério da Saúde. O treinamento será teórico e prático. A estimativa é que sejam investidos  R$ 3,7 milhões para este ano, e os testes rápidos serão difundidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

A hanseníase

Também conhecida como lepra, é uma doença crônica e transmissível. O agente etiológico (Mycobacterium leprae) atinge a pele e os nervos periféricos. Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração da sensibilidade ao calor ou frio, ao tato e à dor.

A doença tem cura e o tratamento é garantido pelo SUS. Pode ser concluído em até nove meses, se o paciente seguir o esquema terapêutico. Em 2019 Governador Valadares notificou 78 casos de hanseníase, número que em 2021 caiu para 33. Já neste ano foram diagnosticados cinco casos, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Menezes, a inserção dos testes rápidos é uma estratégia para detectar a doença em municípios prioritários que apresentaram maior redução de casos notificados de hanseníase entre 2019 e 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM