[the_ad id="288653"]

Valadares avança no debate sobre campus unificado da UFJF

FOTO: Kissyla F. Pires

Projeto busca garantir ensino superior federal com qualidade e infraestrutura adequada

GOVERNADOR VALADARES – A construção do Campus Unificado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) foi tema de uma audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal. Proposto pela vereadora Sandra Perpétuo (PT), o encontro reuniu representantes da universidade, docentes, estudantes e lideranças locais para discutir a consolidação da estrutura definitiva da UFJF na cidade.

O debate ocorreu em um momento estratégico, diante da previsão de novos investimentos federais por meio do Novo Acordo Rio Doce, que prevê a destinação de R$ 6,5 bilhões para ciência e tecnologia, dentro de um pacote mais amplo de R$ 170 bilhões voltados à reparação e ao desenvolvimento da bacia do Rio Doce.

Durante a audiência, Sandra destacou a importância da universidade para o desenvolvimento local e regional:

“Nossa cidade merece ter uma instituição de ensino superior federal, com a qualidade de serviço que vem sendo desenvolvida — mas um serviço que pode ser ampliado, com novas vagas e novas possibilidades. Esse campus unificado vai possibilitar o funcionamento efetivo, com maior qualidade de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes, nas diversas áreas dos cursos que hoje são ofertados”, afirmou.

Ela também reforçou o papel estratégico do Acordo Rio Doce como uma oportunidade histórica para viabilizar o projeto:

“São 170 bilhões destinados à reparação — desses, 6,5 bilhões para os campos da educação, ciência e tecnologia. É nesse viés, é nesse sentido, que nós estamos lutando por um campus unificado. Atualmente, o funcionamento das unidades da UFJF em Governador Valadares ocorre em diferentes espaços — alguns, em condições bastante precárias, que não atendem às demandas”, explicou a vereadora.

Questionada sobre os principais obstáculos para a concretização do campus, Sandra apontou. “Os recursos financeiros. Essa é uma das principais barreiras que enfrentamos. E, agora, diante desse Novo Acordo Rio Doce, buscamos esses recursos para que a nossa cidade tenha a universidade com o padrão de qualidade que merece”.

A vereadora também destacou que o momento é de mobilização coletiva, e que o diálogo com a população será fundamental para os próximos passos. “Vamos ouvir a população de Governador Valadares, com diferentes formas de representação, e fazer aqui os encaminhamentos necessários para que as medidas sejam tomadas e possamos dar o primeiro passo rumo à construção do nosso campus unificado”.

Sobre os próximos passos, Sandra demonstrou otimismo. “Sim, a nossa expectativa é que já saiamos desta audiência pública com alguns encaminhamentos, para que possamos dar os primeiros passos”.

Participação estudantil

A audiência também contou com a participação de estudantes da UFJF-GV, que relataram os desafios enfrentados no dia a dia. Lucas Almeida, estudante do curso de Educação Física, fez um apelo por melhores condições estruturais:

“A construção do campus unificado é urgente, não só para a Educação Física, mas para todos os cursos. A gente quer estudar com dignidade e ter acesso ao mínimo necessário para uma formação de qualidade”, disse o estudante.

Comments 1

  1. Costa says:

    Será que o atraso para conclusão do Hospital Regional de Governador Valadares é porque aguarda os futuros médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que ainda irão se formar pela UFJF para que ele seja de fato concluído?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM