Valadarense é um dos mais velhos de Minas a se tornar soldado militar em 2021

A solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados aconteceu ontem (30)

O Governo do Estado e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) entregaram nessa sexta-feira (30) 934 novos militares, que finalizaram o Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2020. Os novos policiais militares serão distribuídos para o interior do Estado, da 4ª RPM à 19ª RPM, reforçando as ações da PM no combate à criminalidade violenta e, consequentemente, no aumento da sensação de segurança da população.

Os novos soldados começaram o curso em 3 de novembro 2020 e concluíram a formação no último dia 30 de junho, entre aulas teóricas e práticas, que incluíram treinamentos importantes, como Prevenção a Violência Doméstica, Curso de Base Comunitária, de operadores de menor potencial ofensivo e Conduta de Patrulha.

Em Governador Valadares, 32 soldados concluíram o curso – 29 homens e três mulheres -, entre eles o soldado Lauriano (Rodrigo Pereira Lauriano). Ele contou com exclusividade ao Diário do Rio Doce que, após 13 anos, conseguiu assumir o posto que era dele de direito, após um erro de uma clínica que na época fazia os exames psicotécnicos.  

“Tenho 40 anos e passei na prova da polícia quando eu tinha 28 anos. Mas por causa de um erro da clínica que fazia os exames psicotécnicos na época, eu fui reprovado. Foram anos de luta na Justiça, até que em 2018 a Justiça reconheceu o erro. Então, eu poderia me matricular automaticamente na próxima escolinha que tivesse.”

Para o soldado Lauriano, já com 40 anos, a parte física era mais difícil. Porém, ele não desistiu do sonho, e foi considerado um dos soldados mais velhos da turma.

“Este sonho era de criança. Ouvia meu tio Pedro Lauriano, na época ainda do capitão Pedro, contar as histórias, e eu ficava encantado. Escolhi soldado Lauriano em homenagem a ele, afinal, a família Lauriano sempre teve ele como exemplo, e eu não poderia deixar de dar continuidade a esse legado. Sei que minha tia Zilda e minhas primas Angélica e Suely Lauriano estão felizes de ver a continuidade desta história de exemplo e superação. Pena meu tio Pedro não estar aqui mais conosco para comemorar.”

Soldado Lauriano comemorando a vitória, após 13 anos, ao lado dos pais Lourdes e Francisco (Foto: arquivo pessoal)

Agora o soldado Lauriano vai enfrentar mais uma luta na Justiça. Segundo ele, após oito anos como soldado, ele já poderia ser cabo, mas acabou perdendo todos esses anos.

Ipatinga

No âmbito da 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM), sediada em Ipatinga, 65 soldados concluíram o curso e serão distribuídos entre as 7 Unidades Operacionais que integram a 12ª RPM. A cerimônia foi presidida pelo comandante da 12ª RPM, coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, contando com a presença de autoridades civis e militares. “Com a certeza de que é necessário caminharmos juntos é que eu clamo a todos os formandos que façam em sua jornada na Polícia Militar uma busca incessante de sempre fazer o melhor, nada mais que isso, nada menos que isso”, disse o coronel Rômulo.

Governador

O governador Romeu Zema (Novo) disse que é com alegria e orgulho que Minas Gerais recebe mais 934 soldados. “A entrega dos novos militares é um grande esforço do Governo de Minas que, mesmo em um contexto de pandemia, segue firme no propósito de levar, a cada dia, mais segurança ao povo mineiro. Aos novos soldados, desejo uma carreira de sucesso.”

Comandante

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, agradeceu ao governador pelo apoio à formação dos novos militares e confiança na corporação.

Em Governador Valadares, 32 pessoas concluíram o curso de formação de soldados, sendo 29 homens e três mulheres (Foto: arquivo pessoal)

“Nosso sentimento é de gratidão ao excelentíssimo senhor governador, pela confiança no comando e na PMMG. Neste período de pandemia, conseguir formar mais militares significa levar mais segurança para a sociedade mineira”, comentou o coronel Rodrigo. “Gratidão a todas as pessoas que auxiliaram no processo de formação desses militares. Desejo sucesso e muito empenho e dedicação por parte dos novos soldados que vão fortalecer o policiamento no interior do Estado em portfólios de serviço como a Patrulha Rural e reforçar as nossas divisas”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM