[the_ad id="288653"]

Usina Hidrelétrica de Aimorés realiza testes das sirenes nesta quinta-feira

A Aliança Energia vai realizar nesta quinta-feira (10) novos testes audíveis das sirenes instaladas nas cidades de Aimorés, em Minas Gerais, e de Baixo Guandu, no Espírito Santo. A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Aimorés, pertencente à Aliança Energia, localizada na Bacia do Rio Doce. 

Ao todo, quatro acionamentos sonoros de aproximadamente dez segundos cada serão acionados a partir das 14 horas. A empresa informa que os moradores dessas regiões não precisarão se deslocar para pontos de encontro durante o teste.

De acordo com o Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Usina Hidrelétrica de Aimorés está classificada como de baixo risco e suas estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança. A ação preventiva será monitorada e supervisionada por representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia.

O coordenador da Usina Hidrelétrica de Aimorés, Adilison Melo, afirma a importância do teste para confirmar a prontidão do sistema para funcionar em caso de necessidade real. “Ele será cada vez mais frequente e menos incômodo, pois o sistema de sirenes está saindo da fase de implantação e iniciando uma fase de operação em que os testes serão de baixa intensidade sonora e curta duração, apenas para confirmar o seu estado de prontidão para funcionamento. Por isso, o áudio desse teste é breve e objetivo, além de utilizar uma música mais agradável. Uma vez acionado em teste, o sistema emitirá uma mensagem de voz com aviso de início seguida por uma breve música e uma mensagem de finalização. A duração será de alguns segundos e poucas repetições. São testes de rotina da Usina de Aimorés e a população não precisará fazer nenhum tipo de deslocamento ou mudança de suas atividades. Reiteramos que as estruturas da Usina permanecem monitoradas e seguras”.

Plano de Ação de Emergência 

O plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina de Aimorés, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM