[the_ad id="288653"]

Urologista dá dicas de prevenção e cuidados com saúde masculina

FOTO: Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – O Programa Entrevista, da UNIVALE TV, ouviu o médico urologista Walter Oliveira. Ele fez um alerta sobre a importância de cuidar da saúde masculina, com dicas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças. No geral, homens vivem menos que mulheres. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a expectativa de vida da população masculina chegava a 72 anos, enquanto a feminina era de 79 anos. 

A saúde masculina ganha muita evidência durante o mês de novembro, quando a campanha Novembro Azul leva orientações para combater o câncer de próstata, uma glândula presente apenas nos homens. Mas os cuidados com o corpo precisam acontecer ao longo de todo o ano. Conforme o Ministério da Saúde, esse tipo de câncer é uma das doenças que mais mata homens no Brasil. Walter Oliveira afirma que a cura dessa neoplasia só é possível nos estágios iniciais, o que aumenta a importância de um diagnóstico precoce.

Câncer de próstata é o que mais mata

“As estatísticas variam de país para país, mas aqui no Brasil esse é o câncer de órgão sólido que realmente mais mata. E é o segundo tipo mais diagnosticado, só está atrás do câncer de pulmão. O câncer de próstata, nos estágios mais iniciais, infelizmente não dá nenhum tipo de sintoma. Em estágios mais agressivos, quando dá sintoma, na maioria das vezes não tem mais a perspectiva de tratamento com intenção de cura. E esses sintomas em estágios mais avançados se misturam muito com os sintomas da hiperplasia benigna, como o crescimento benigno da próstata, que todos os homens vão ter depois dos 40 ou 50 anos, ou o jato urinário mais fraco, com um pouco mais de um esforço miccional”, disse o urologista.

O médico destaca ainda que tabagismo, obesidade e histórico familiar são fatores que aumentam o risco de um câncer de próstata. Os exames mais frequentes para detecção da doença são o PSA (de coleta de amostra de sangue) e o de toque retal. “O ideal é que sejam feitos os dois exames a partir dos 50 anos, ou a partir dos 45 anos para homens que têm fatores de risco”, acrescentou Walter.

Outras doenças que afetam a saúde masculina

O urologista elencou a hipertensão e a diabetes como outras doenças comuns entre os homens. “Para ter uma vida saudável, é muito importante se alimentar bem e praticar atividades físicas regularmente. Tudo isso ajuda a reduzir o risco tanto do câncer de próstata como das outras doenças que, de um modo geral, vão diminuir a sobrevida da população”, afirmou o médico.

Veja a entrevista completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Estudantes de Enfermagem oferecem treinamento em oratória

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Estudantes que integram o Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf) ofereceram um treinamento em oratória no sábado (27) para estudantes da UNIVALE.