[the_ad id="288653"]

Professora do GIT aceita convite para ministrar aulas em universidade de Veneza por dois meses

FOTO: Divulgação Univale

Gláucia de Oliveira Assis compartilha expectativas e planos para sua estadia na Universidade Ca’ Foscari

GOVERNADOR VALADARES – A Universidade Ca’ Foscari, em Veneza, enviou um convite à professora do curso de mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE (GIT), Gláucia de Oliveira Assis, para uma estadia como visitante escolar. Durante a permanência, de cerca de 60 dias, a professora deve participar da disciplina de História Luso-Brasileira, colaborando com os mestrados em Relações Internacionais Comparadas e em Línguas e Literaturas Europeias, Americanas e Pós-coloniais. 

Além disso, a docente deve contribuir com as atividades do grupo de trabalho Coordenação Latino-americanistas Ca’ Foscari (CLAC). “Eu tenho expectativa de participar dessa disciplina, de administrar palestras sobre gênero e migração. E também de desenvolver parte do meu projeto de pesquisa, que é sobre famílias transnacionais, em que eu vou comparar as experiências de famílias brasileiras vivendo na Itália e em Portugal”, compartilhou a professora. 

FOTO: Divulgação Univale

Parceria entre professora do GIT e universidade italiana

A parceria com a universidade italiana permitirá que Gláucia não apenas participe de disciplinas e palestras, mas também realize trabalho de campo na região de Veneza. “Eu vou fazer o trabalho de campo na Itália, que é fazer entrevistas com migrantes brasileiros que tenham famílias na Itália”, explicou. Ela planeja realizar entrevistas com brasileiros em várias cidades do norte da Itália, buscando compreender melhor suas experiências e contribuir para a pesquisa acadêmica.

Este convite é fruto de uma parceria de longa data entre a professora da UNIVALE e um docente da Ca’ Foscari. “O convite surgiu a partir de um contato prévio que eu já tinha com a universidade e com o professor Luís Fernando Beniduzzi”, revelou a professora Gláucia. Eles têm colaborado em projetos de pesquisa há mais de uma década. “Este convite não apenas fortalece os laços entre instituições acadêmicas, mas também representa uma oportunidade para avançar no entendimento das complexidades das migrações contemporâneas e das dinâmicas familiares transnacionais”, concluiu Gláucia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM