Três empresas escolhidas em licitação serão responsáveis pela retomada das obras da nova captação de água de Valadares

Obra terá 35 quilômetros de extensão e capacidade de fornecer 900 litros de água por segundo, saindo do rio Corrente Grande para as Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade, nos bairros Santa Rita, Vila Isa e Centro, de acordo com o previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC)

Três empresas são as responsáveis pela construção da nova adutora de Governador Valadares. A Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) é a responsável pela instalação dos tubos, travessias em rios e córregos e captação de água. As travessias sob as linhas férreas são de responsabilidade da Praeng Engenharia. Já o trabalho de linha de transmissão (energia elétrica) fica a cargo da Remo Engenharia.

De acordo com a Fundação Renova, “nove quilômetros de tubos já foram instalados e alguns trechos importantes concluídos, como a construção do Ramal Santa Rita e o túnel sob a BR-381”. A previsão de entrega da obra da nova adutora de Governador Valadares é para o ano de 2021.

Efeito pandemia

No mês de junho, a Fundação Renova já havia anunciado a retomada das obras de construção de aduelas sob a linha férrea, para travessia dos tubos da adutora e da linha de transmissão que garante a energia elétrica necessária para a realização dos trabalhos.

A decisão da retomada veio após avaliação do Comitê Gestor da Covid-19 e aprovação da Fundação Renova, baseada nos decretos da União e do governo de Minas Gerais, que incluem o setor da construção civil na lista de atividades e serviços essenciais. Já no mês de julho foi iniciado o trabalho de terraplanagem na área da captação de água.

As instalações de tubos haviam sido paralisadas antes mesmo da pandemia, após o encerramento do consórcio contratado, no mês de fevereiro. O novo processo concorrencial, visando garantir prazos acordados e melhor performance, foi vencido pela Odebrecht Engenharia e Construção (OEC).

A Fundação Renova ressalta que serão gerados 550 empregos no pico das obras, no primeiro semestre do ano que vem. As vagas de trabalho já estão sendo ofertadas e são para diversas funções, como encarregado, carpinteiro, pedreiro, armador, montador, motorista de caminhão, operador de equipamentos, bombeiro hidráulico, mecânico, eletricista, pintor, soldador e ajudante. Os interessados devem agendar atendimento no Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Governador Valadares pelo www.mg.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM