Iniciativa gratuita valoriza trabalho em equipe, orientação em trilhas e cuidado com a natureza para alunos e moradores
GOVERNADOR VALADARES – Nos dias 7 e 8 de novembro de 2025, Valadares recebe pela primeira vez o projeto Trekking do Conhecimento Cidades VII, iniciativa gratuita que combina prática esportiva, educação ambiental e integração comunitária. O evento é promovido pela Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé (Femitep), com patrocínio da CEMIG, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.
O trekking de regularidade — modalidade praticada em trilhas com rotas e tempos pré-determinados — será a base das atividades, que acontecerão no Parque Municipal, próximo ao Pico do Ibituruna.
Programação
O projeto envolve três categorias, com 782 vagas gratuitas distribuídas entre:
- Estudantes do 7º ano de escolas públicas municipais (atividade no dia 7/11, sexta-feira);
- Melhor Idade, para pessoas com mais de 60 anos;
- Trekkers, voltado à comunidade local, com ou sem experiência no esporte (ambas as categorias participam no dia 8/11, sábado).
As atividades são realizadas em equipes de 3 a 6 participantes, e todos os inscritos recebem camiseta oficial, planilha de navegação e medalha de participação. As três melhores equipes de cada categoria recebem troféus de 1º, 2º e 3º lugares.
Mobilização nas escolas
Cerca de 500 estudantes da rede municipal de ensino já estão inscritos para participar do projeto. As atividades em Valadares contam com a participação de nove escolas:
- Escola Municipal Marilourdes Nunes Coelho
- Escola Municipal Octávio Soares Ferreira
- Escola Municipal Olegário Maciel
- Escola Municipal Adélia Ribas
- Escola Municipal Professora Rosalva Simões Ramalho
- Escola Municipal Ivo de Tassis
- Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro
- Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz
- Escola Municipal Professora Simoni Maria da Cruz
Além de promover a prática esportiva, o projeto busca reforçar valores como trabalho em equipe, estratégia, orientação em trilhas, saúde e consciência ambiental.
Como participar
As inscrições são gratuitas e abertas aos moradores de Governador Valadares interessados nas categorias Trekkers e Melhor Idade. Para participar, é necessário:
- Montar uma equipe de 3 a 6 pessoas;
- Escolher um nome para a equipe;
- Acessar o site www.femitep.com.br e preencher o formulário de inscrição;
- Cada integrante deve se inscrever individualmente, informando o nome da equipe.
A Femitep também oferece um curso online gratuito no mesmo site, voltado especialmente para iniciantes que desejam se preparar para a experiência.







