SMS reforça ação de combate ao Aedes no Assentamento Oziel

A ação tem como objetivo reforçar as informações e mobilizar a comunidade para unir forças para combater os focos do mosquito

E o cerco ao Aedes aegypti não para! O mosquito é responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya (arboviroses). Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), realizou na tarde da última segunda-feira (3) e nesta terça-feira (4) mais ações de combate ao mosquito.

Uma equipe de coordenadores e servidores retornaram ao Assentamento Oziel para intensificar os trabalhos na região por conta do aumento de notificações de casos de dengue. No dia 17 de janeiro um mutirão de limpeza já havia sido realizado no local pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Durante a visita, os moradores foram novamente orientados quanto aos cuidados que devem ter para prevenir e combater os focos do Aedes. Alguns casos foram notificados como suspeitos de dengue e encaminhados ao Centro de Atendimento Dr. Ruy Pimenta, para atendimento médico e realização de exames para confirmação do diagnóstico da doença.

Diante dessa situação, a secretaria solicitou agilidade à Superintendência Regional de Saúde (SRS) no envio do veneno que é usado nas bombas costais, equipamento que permite que os agentes de endemias borrifem em locais de difícil acesso. E na próxima sexta-feira (7), às 18h, a Gerência de Epidemiologia e de Zoonoses, vai realizar um trabalho de educação em saúde com a comunidade para reforçar todas as informações de combate ao mosquito e sobre as arboviroses.

 A mobilização, a conscientização e participação de todos é muito importante para eliminar de vez os possíveis criadouros do mosquito e evitar que mais pessoas sejam infectadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM