Sindicatos aguardam posicionamento do Banco do Brasil após paralisação contra fechamento de agências e demissões

De acordo com o SINTRAF-GV, a maioria dos funcionários do banco em Valadares aderiram à paralisação na última sexta-feira

Contrários à nova reestruturação do Banco do Brasil, os sindicatos aguardam posicionamento do banco após paralisação nacional, que aconteceu na última sexta-feira (29). A decisão foi tomada através de uma consulta eletrônica um dia antes. Dos funcionários que estavam registrados no sistema, 81,6% eram favoráveis a uma greve nacional. Com o resultado, foi recomendado pela Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN/CONTEC) uma paralisação em todo o Brasil.

De acordo com o comunicado do Banco do Brasil do dia 11 de janeiro, a reestruturação passa pelo programa de demissão voluntária, que finaliza hoje, além do fechamento de 361 unidades, entre agências, postos de atendimento e escritórios, até o mês de junho deste ano.

Geraldo Sena é assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Governador Valadares (SINTRAF-GV). Ele revela que a manifestação dos funcionários do Banco do Brasil teve adesão em todo o país, mas o tempo de paralisação no dia do protesto foi definido de acordo com cada agência. Hoje os trabalhos acontecem normalmente.

Sobre os próximos passos de uma possível greve nacional, Geraldo Sena conta que os sindicatos aguardam qual será a posição que o Banco do Brasil irá tomar depois da paralisação.

“Agora vamos aguardar o posicionamento do Banco do Brasil sobre esse movimento. A maioria dos funcionários aqui em Valadares aderiu a esse protesto, que é contra a reestruturação que o banco anunciou”, disse.

Procurado pelo Diário do Rio Doce sobre a paralisação que é contra a reestruturação, o Banco do Brasil enviou nota à redação explicando que segue com a proposta de adequar e atender as novas demandas que surgiram. Segue a nota na íntegra.

“O Banco do Brasil anunciou, no último dia 11, conjunto de ações que buscam adequar a rede de agências ao aumento do comportamento digital de seus clientes e à necessidade de ampliar o atendimento especializado, especialmente o voltado ao agronegócios, que contará com mais 14 agências exclusivas e novos 276 gerentes de atendimento dedicados. As ações também buscam aumentar a eficiência nas atividades da empresa, garantindo a sustentabilidade dos negócios.

O BB possui uma das maiores redes de atendimento no País, com 5,4 mil agências e postos de atendimento, e ampliará sua rede de correspondentes bancários, hoje com mais de 11,1 mil pontos, mantendo sua presença nos 4.883 municípios de atuação.

Os 16,5 mil pontos de atendimento físico do BB se somam ao conjunto de soluções de atendimento digital por mobile e internet banking. Desde 2016, o BB observa significativa redução nas transações em guichês de caixa (-42%), enquanto o uso do mobile praticamente dobrou no mesmo período e já responde por 86% das transações, junto com o internet banking.

A adesão aos programas de desligamento incentivado oferecidos pelo BB é de caráter totalmente voluntário”.

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