Sindicato dos servidores municipais se manifesta contra a concessão do SAAE

FOTO: Arquivo/ Prefeitura de Valadares

Nesta quarta-feira (15), os olhos e as atenções se voltam para a audiência pública que acontecerá no auditório da Univale, no Campus II, no bairro Universitário, em Governador Valadares. Entre às 10h e 12h serão apresentados os documentos que compõem os estudos técnicos, econômico-financeiros, jurídicos, minuta de edital e contrato sobre a concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

No dia 24 de janeiro de 2023, a administração municipal tornou pública a proposta de concessão. O anúncio faz parte de um pacote de investimentos em políticas públicas de saneamento e foi realizado durante coletiva de imprensa na prefeitura de Valadares.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV) publicou nota de repúdio se posicionando contra a concessão do SAAE. Para o sindicato, “a autarquia possui expertise, capacidade e corpo técnico e funcional preparado para cumprir e atingir todas as metas do saneamento básico”. Além disso, também ressaltou o entendimento que a gestão do serviço de abastecimento é de competência do poder público e fez críticas ao valor da licitação da concessão.

“Por isso, ao mesmo tempo em que repudiamos a tentativa de concessão do saneamento em Valadares, reafirmamos: água não é mercadoria e não pode ser vista sob a lente do lucro. Apenas uma gestão pública guarda o compromisso de universalizar o acesso aos serviços básicos de saneamento com o abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto”, disse Sandra Maria Perpétuo, presidenta do Sinsem-GV.

Como forma de manifestação contra a concessão da autarquia, nesse último sábado (11) foi realizado um ato chamado “em defesa do SAAE”. Liderado pelo sindicato dos servidores municipais, dezenas de pessoas passaram pelas ruas centrais da cidade com cartazes e faixas se posicionando contra a decisão da administração municipal em ceder por 30 anos a gestão do serviço de captação, abastecimento, distribuição e tratamento da água para a iniciativa privada.

Ato contra a concessão do SAAE no dia 11 de fevereiro, em Governador Valadares – FOTO: Redes Sociais/ Gilsa Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM