“Selo Ouro de Sustentabilidade” é conquistado pelo Hospital Unimed Valadares

Com processos consolidados, a unidade hospitalar foi avaliada com uma gestão sustentável

Em quatro anos de fundação, o Hospital Unimed Valadares avança rapidamente com uma gestão em pleno desenvolvimento sustentável. A unidade hospitalar privada de média e alta complexidade foi certificada em novembro com o “Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade Ouro”. O certificado, lançado em 2014, foi confirmado pela Unimed do Brasil.

A certificação na Categoria Ouro confirma que o Hospital Unimed produz resultados sustentáveis, com uma gestão eficiente, com processos, normas, critérios estruturados e padronizados. O Selo certifica que a governança e a sustentabilidade estão em constante evolução na unidade da Cooperativa, desde a gestão de resíduos, medição de temperatura e práticas ambientais.

“O Hospital Unimed Governador Valadares desde a construção busca práticas sustentáveis, com descarte responsável de resíduos, estação de tratamento de efluentes, vidros com tratamento para diminuição da absorção térmica, sistema de ar-condicionado com chiller que reduz o consumo de energia elétrica, coleta de água da chuva para uso nos jardins e demais ações. O Selo Ouro atesta que conseguimos resultados sustentáveis, por meio de uma gestão eficiente, que permite melhor tomada de decisão”, justificou o assessor médico hospitalar Dr. Carlos Pimentel.

Equilíbrio

O Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade significa o equilíbrio entre saúde ambiental, social e econômica. Propõe-se a reduzir resíduos e emissões, estimular o consumo consciente, promover desenvolvimento humano, engajamento e ações sócioculturais. Assim como incentivar o suprimento local e responsável, atuando com excelência, ética e transparência na sociedade.

Em 2016 a certificação passou a acontecer em edições bienais. O processo se baseia no preenchimento e coleta de mais de 60 requisitos que são divididos nas dimensões: Organizacional; Gestão do Corpo Clínico e de Pessoas; Saúde e Segurança; Meio Ambiente; Acessibilidade e Mobilidade.

A segunda fase baseia-se na avaliação das evidências pela Unimed Brasil. “Em 2018, o Hospital Unimed Valadares recebeu a certificação no nível Prata, um grande marco para a unidade. Já neste ano, a unidade hospitalar mais amadurecida e com processos consolidados, foi certificada com o nível Ouro. O processo teve início em abril de 2020 e o resultado foi divulgado em novembro, devido à pandemia”, justificou o auxiliar administrativo da Gestão da Qualidade Marcelo Carmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM