Secretaria de Saúde de Valadares se pronuncia após morte por suspeita de meningite na cidade

Óbito por suspeita da doença ocorreu em um hospital particular; SMS encaminhou material biológico para a análise em laboratório

Nessa terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-GV) se pronunciou a respeito do registro de um caso de óbito por suspeita de meningite no município. De acordo com a secretaria, a morte ocorreu em um hospital particular de Valadares. Em razão do acontecido, a SMS esclareceu, em nota, que realiza um trabalho rotineiro de monitoramento do cenário epidemiológico na cidade.

Além disso, a equipe destacou que após o ocorrido, houve coleta de material biológico do paciente para análise em um laboratório de Belo Horizonte.

“Diante de óbito de caso suspeito de meningite num hospital particular da cidade, notificado nesta terça-feira (13), [a SMS] tomou as medidas pertinentes. Nestas situações, acontece o direcionamento de material biológico para análise no laboratório de referência (Funed, em Belo Horizonte)”, informou a SMS.

Ainda segundo a SMS, complementam essa investigação os exames laboratoriais e outros recursos clínicos. A secretaria descreve essa etapa como um “processo detalhado e minucioso, que exige tempo e aprofundamento”. Portanto, até a presente data, não há confirmação sobre a causa do óbito. Não há registro de outros casos no município.

O que é a meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges – as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

A princípio pessoas de qualquer idade podem contrair meningite. No entanto crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM