WhatsApp-2.png

Sebrae e Caixa realizam palestra sobre acesso a crédito para micro e pequenas empresas

Evento gratuito será transmitido ao vivo no dia 25 de junho, em Governador Valadares

Uma pesquisa feita pelo Sebrae apontou que a falta de garantias para ter acesso a um financiamento bancário é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos micro e pequenos empreendedores, em meio à pandemia. Desde o começo da crise, 60% dos donos de pequenos negócios tiveram o pedido de crédito negado nos bancos.

Com o objetivo de viabilizar soluções para esses entraves, o Sebrae e a Caixa Econômica Federal assinaram um acordo para facilitar o acesso dos empreendedores a financiamento de capital de giro: uma linha especial de R$ 7,5 bilhões disponibilizada pelo banco e garantida pelo Sebrae por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que potencializa o acesso aos pequenos negócios a uma linha de capital de giro.

Para orientar como funciona o processo e como as entidades estão se articulando para auxiliar os empresários da região, o Sebrae Minas em Governador Valadares e a Caixa realizam gratuitamente no dia 25 de junho, às 19h, a palestra virtual “Quarentena Financeira – saiba como acessar o crédito da parceria Caixa e Sebrae”. Podem se inscrever no evento micro e pequenos empreendedores do município e região por meio da plataforma Sympla.

Para o analista do Sebrae Minas Ramon Gonçalves, o acesso ao Fampe neste momento se torna um aspecto importante para a sobrevivência das empresas.

“Essa linha de crédito traz o capital de giro com carência. Temos nove meses de prazo para o empreendedor individual e até 12 meses para micro e pequena empresa”, enfatiza Ramon. O analista ressalta que os recursos do Fampe só entram na operação de crédito no final, avalizando a operação.

Como funciona

O fundo é constituído pelo Sebrae, para complementar garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios junto às instituições financeiras conveniadas.  Assim, o Sebrae entraria como uma “avalista” por meio do Fampe para ajudar os pequenos negócios a acessar empréstimos e financiamentos.

O empreendedor deve consultar o gerente da pessoa jurídica da instituição financeira na qual possui relacionamento bancário e se informar sobre as linhas de crédito adequadas às suas necessidades, bem como se a instituição é conveniada com o Sebrae para operacionalizar o fundo. Ainda deve consultar sobre a possibilidade de incluir o Fampe como aval complementar, no caso de as garantias reais e pessoais não serem suficientes para atender aos requisitos da instituição financeira. A instituição financeira analisará a proposta de crédito e informará se será necessário ou não o uso do Fampe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM