GOVERNADOR VALADARES – Já está disponível, a partir desta sexta-feira (23), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para a população de Governador Valadares. Segundo a Caixa, o saque pode ser solicitado pelo trabalhador no prazo de até 90 dias do ato de reconhecimento.
Além disso, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A solicitação ao saque calamidade do FGTS pode ser feita pelos trabalhadores residentes nas áreas afetadas pelo celular, por meio do Aplicativo FGTS. Para isso, basta acessar a opção Meus Saques. Sendo assim, não há a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Para quem mora em Governador Valadares, o saque está disponível até o dia 15 de maio de 2024. Mais informações sobre o Saque Calamidade estão disponíveis no site do FGTS, clicando aqui.
Governo Federal reconhece situação de emergência em Valadares
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nessa segunda-feira (19), a situação de emergência em cinco cidades mineiras que foram afetadas por desastres. Governador Valadares é uma das cidades que integram a lista.
A decisão teve publicação no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira (19) e permite que a Prefeitura solicite recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária à população.
As fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses causaram diversos danos, como alagamentos, deslizamentos de terra e inundações. No momento, 198 municípios no estado de Minas Gerais estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente.
Situação de emergência em Valadares
No mês de janeiro, a Prefeitura de Valadares decretou situação de emergência no município, após as fortes chuvas que atingiram a cidade naquele mês. De acordo com o Governo Municipal, a medida está documentada no Diário Oficial do Município.
A tempestade que atingiu Governador Valadares no dia 20 de janeiro causou estragos por toda a cidade. Conforme a Cemig, mais de 500 descargas atmosféricas atingiram a cidade. A ventania, aliás, atingiu 75 km/h, derrubando árvores, ocasionando, assim, falta de energia elétrica em muitos bairros. Em alguns casos, moradores ficaram mais de 4 dias sem o fornecimento de energia elétrica. Assim também aconteceu com o abastecimento de água, que após a suspensão do funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) boa parte da cidade ficou desabastecida.