GOVERNADOR VALADARES – A Samarco anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela dos recursos da reparação para os municípios que aderirem ao acordo até quinta-feira (6). A decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da mineradora e visa acelerar a execução de políticas públicas nos territórios atingidos.
Pagamento antecipado
Os municípios que aderirem ao acordo até a data estabelecida receberão a primeira parcela em até 30 dias após a adesão. Antes da mudança, o prazo de pagamento para quem assinou após 26 de novembro de 2024 estava previsto para junho deste ano. A única exceção é o município de Ponte Nova, que receberá os recursos no dia 6 de março.
A antecipação beneficia tanto os municípios que aderiram entre 26 de novembro do ano passado quanto os que formalizarem sua participação até a nova data-limite.
Os municípios que aderiram até 20 dias após a homologação do acordo, em 6 de novembro de 2024, já receberam a primeira parcela em 6 de dezembro do ano passado. O recurso está sendo utilizado para a execução de programas de reparação e desenvolvimento socioeconômico.
Novas adesões
Nesta quarta-feira (26), Pingo D’água aderiu ao Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce, tornando-se o 15º município a participar do processo de reparação. Para receber os recursos, a cidade precisou comprovar a desistência da ação em Londres, conforme exigido pelo acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2024. O município deve receber cerca de R$ 45 milhões.
Pingo D’água é o terceiro município a aderir após a reunião do Comitê Interfederativo do Rio Doce (Coridoce), realizada em Mariana no dia 18 de fevereiro. Durante o encontro, foram discutidas novas negociações com o poder público para garantir o avanço da reparação.
Municípios que já aderiram
Até o momento, 15 municípios garantiram acesso aos recursos diretos. Em Minas Gerais, já aderiram Bugre, Caratinga, Ponte Nova, Iapu, Santana do Paraíso, Marliéria, Córrego Novo, Sobrália e Pingo D’água. No Espírito Santo, os municípios de Anchieta, Fundão, Serra, Linhares, Conceição da Barra e São Mateus também formalizaram sua participação. O prazo para adesão segue aberto até quinta-feira (6).
Comments 1
eu sou pescador e moro em Atafona eu queria saber se nóis moradores e pescadores quando que nós todos receberão essa indenização do processo da Samarco