[the_ad id="288653"]

Roberto Apolinário toma posse como desembargador no TJMG

FOTO: Juarez Rodrigues/TJMG

Desde 2019, ele já atuava como desembargador substituto e foi oficializado no cargo na última quinta-feira

GOVERNADOR VALADARES – “Minha história vocacionada ao Direito começou quando eu tinha seis anos de idade. Meu pai, pequeno produtor rural, disse em frente à igreja de Iapu-MG que faria tudo que fosse possível para ter um filho advogado. Aos 8 anos de idade, indo para a escola de um distrito bem distante, meus colegas, todos com idades mais elevadas, questionavam uns aos outros o que fariam ao crescer. Quando chegou minha vez, disse que seria advogado”. Assim teve início a trajetória de Roberto Apolinário de Castro em uma missão que, hoje, rende frutos grandiosos.

De simples menino sonhador a desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o juiz, agora desembargador Roberto Apolinário, segue, como naquele caminho para a escola, afirmando sua absoluta vocação ao serviço jurídico. A cerimônia que oficializou o jurista como desembargador aconteceu no último dia 14 de dezembro, dirigida pelo presidente do TJMG, José Arthur Filho, no auditório do Tribunal Pleno, em Belo Horizonte.

Roberto Apolinário é natural de Carangola (MG), mas, ao longo da vida, residiu em outros municípios, como a zona rural de Iapu (MG) e Governador Valadares. Ele, aliás, se formou em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (Fadivale). Após anos de exercício da advocacia, sendo quatro deles em Valadares, o então advogado optou por se aprimorar.


“Chegou um momento que decidi mudar de profissão e falei: ‘vou ser juiz’. Eu passei a estudar durante as noites, de madrugada. Tinha três filhos para cuidar, então, não tinha como me dedicar aos estudos diretamente. Então continuei trabalhando como advogado e passei a estudar durante as noites, visando o concurso de magistratura”, recorda.

HISTÓRICO


A conquista da aprovação veio na segunda tentativa. E, em 1995, Roberto Apolinário ingressou na carreira de juiz, atuando pela Comarca de Novo Cruzeiro. Em seguida atuou em Timóteo e na Comarca de Governador Valadares. Apolinário também atuou na Justiça Eleitoral, participando de todas as eleições, de 2005 a 2018. Quando ingressou no Segundo Grau de Jurisdição assumiu a Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidentes de Trabalho, em Belo Horizonte. Além de juiz, Apolinário também é mestre em Direito pela Universidade Gama Filho e é professor universitário.


Em relação ao cargo de desembargador, ele considera, aliás, ser uma grande honra. “É uma honra enorme ser desembargador. É o ápice da carreira. A gente chega à linha final e não teria nenhum outro cargo maior no contexto da magistratura estadual”, disse.


Apolinário, por fim, prometeu continuar tendo a Justiça como bússola agora como desembargador. “O compromisso que tenho hoje é o mesmo que sempre tive, ao fazer o juramento de que seria um bom magistrado. O que eu pretendo agora é continuar minha retidão, minha lealdade, a minha eticidade, meu compromisso com a Justiça. O Roberto Apolinário de ontem, há 30 anos na magistratura, é o mesmo desembargador. Vou tentar fazer o melhor para o cidadão. Nós do Poder Judiciário somos a última confiança da população. Então farei tudo que for possível para ter um trabalho de excelência, de qualidade, e, principalmente, ser justo nas minhas decisões, o que fiz durante, aproximadamente, 30 anos”, conclui.

Comments 3

  1. LOURIVALDO ROCHA BADAIA says:

    Parabéns Dr.roberto Apolinário,eu vive uns tempo ao seu lado como jovem e sei do seu caráter,retidão e clareza no que sempre faz..que Nosso Deus continue abençoando sua vida e toda sua família.

  2. Léia Andrade says:

    Parabéns Dr. Roberto. Tive o prazer que trabalhar sob sua autoridade diretamente quando na Turma Recursal e posteriormente como Oficiala de Justiça na Comarca de Governador Valadares. Sempre dedicado e diligente nas suas atribuições como Magistrado e um trato muito humano e correto com os servidores. Parabéns nessa nova jornada!!

  3. Maria Lúcia Guedes Tomaz da Silva says:

    Homem merecedor do cargo o qual ocupará. Deus abençoe e proteja sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM