[the_ad id="288653"]

Reunião celebra 15 anos da Associação dos Cuidadores de MG

Homenagem em comemoração à criação da instituição será nesta quinta (9), no Plenário da Assembleia

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza no Plenário, às 20 horas desta quinta-feira (9), Reunião Especial para homenagear a Associação dos Cuidadores de Minas Gerais pelos 15 anos de sua criação.

Acompanhe a reunião ao vivo.

A autora do requerimento, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), destaca que a Associação tem uma cultura de compromisso social e realiza, todos os anos, diversas campanhas educativas, como a que combate a violência contra a pessoa idosa. Ela pontua também que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projetam que, a partir de 2031, haverá mais idosos do que crianças e adolescentes no País. 

“Considerando o processo de envelhecimento da população, a profissão do cuidador e da cuidadora de idosos ganha maior importância na nossa sociedade, que precisará cada vez mais deste serviço e de uma categoria qualificada”, afirma a parlamentar. 

Fundada há 15 anos, a Associação dos Cuidadores de Minas Gerais (ACI-MG) é uma instituição sem fins lucrativos que atua na orientação, qualificação e união da categoria, composta por cuidadores de idosos, com participação de profissionais da saúde e de assistência social. Atualmente, a entidade possui seis cursos para cuidadores, com 1.694 pessoas cadastradas. 

A iniciativa de criação da Associação foi do cuidador de idosos Jorge Roberto, presidente da ACI-MG, que na época prestava serviço domiciliar a um idoso, e também de Giovanna Simeone, vice-presidente, cuidadora familiar, que cuidava do seu pai, com sequelas de AVC. 

A deputada Ana Paula Siqueira é autora do Projeto de Lei 86/19, que foi aprovado na Assembleia de Minas e se transformou na Lei 23.791, de 2021, que valoriza e incentiva a profissão dos cuidadores de idosos no Estado. “Muitas pessoas atuam de maneira direta e dedicada aos idosos, proporcionando auxílio a eles. Entretanto, a profissão de cuidador de idoso ainda não é devidamente reconhecida. Com uma política estadual para incentivo e reconhecimento dessa ocupação, esses profissionais são beneficiados”, avalia a deputada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona lei que regulamenta apostas esportivas

🔊 Clique e ouça a notícia Medida tributa empresas e apostadores e define regras de exploração BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o Projeto de