Retorno das aulas presenciais já é esperado por pais e estudantes valadarenses

No final de julho, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informou que o Governo de Minas Gerais já estava elaborando um protocolo para a retomada das aulas presenciais.

Com o início do período de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, estudantes da rede pública de todo o país tiveram que se acostumar com o ensino remoto. Em Minas, desde o dia 13 de março as aulas presenciais estão interrompidas e só no dia 18 de maio o Estado retornou com as atividades, de forma virtual.

Mas, depois de alguns meses de ensino remoto, o que será que os estudantes e os pais estão achando desse novo método? Mariana Silva, de 13 anos, aluna da Escola Estadual Pedro Ribeiro Cavalcante Filho, situada no Santa Rita, entende a situação, mas, para ela, “é como se este ano letivo tivesse sido anulado”.

“Eu não sinto que estamos avançando no aprendizado. É como se este ano letivo tivesse sido anulado, pois não vejo evolução nas matérias. Apesar disso, eu entendo que não tem como retornar com as (aulas) presenciais, porque seria um risco para nós e todos que trabalham na escola. Pelo menos estaremos ativos quando tudo se normalizar.”

Mariana Silva, 13 anos, estudante

Mariana também destacou que não depende só dos professores para que as aulas fluam como as presenciais, os alunos também devem colaborar para que isso aconteça: “Os professores estão sempre à disposição, mesmo com todas as dificuldades. Mas tem muitos estudantes desistindo ou só entrando na aula para ganhar presença, e não acho isso certo.”

O que mudou na rotina dos pais?

A mãe da jovem estudante, Josiane Brandão, de 51 anos, também contou como a rotina da filha impactou na dela. Segundo ela, com o ensino remoto, a chance de os estudantes entrarem nas aulas apenas pela frequência é grande: “Acredito que os pais devem acompanhar de perto o desempenho dos filhos, principalmente nesse momento, em que há sempre aqueles que querem apenas ganhar presença na aula on-line e não participam de fato.”

Josiane disse que espera pelo retorno das aulas presenciais logo, entretanto, entende que o momento ainda não é o adequado. Por isso, ela dedica parte de suas tardes para ajudar a filha no que é necessário, pois o contato com os professores, agora, se restringe apenas ao horário de aula.

Qual a expectativa do Estado para a retomada das aulas presenciais?

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Governo de Minas está preparando um protocolo, tendo em vista os meios mais seguros, para que a retomada do ensino presencial aconteça ainda em 2020. Confira a nota divulgada pelo SEE/MG:

O Governo de Minas está avaliando os meios mais seguros para retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino, considerando critérios técnicos e científicos.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está elaborando um protocolo para o retorno às aulas presenciais, em consonância com as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O material será finalizado, após amplas discussões e estudos realizados pela Secretaria com entidades educativas, e será apresentado em breve.
Reiteramos que as demandas da área da educação são avaliadas criteriosamente e as aulas serão retomadas no momento mais seguro para alunos e profissionais envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM