[the_ad id="288653"]

Quantidade de brasileiros flagrados ilegalmente nos EUA atinge o maior patamar do ano

Dados mostram que quase seis mil cidadãos foram detidos ou expulsos tentando atravessar a fronteira americana em julho

Em julho, as autoridades americanas flagraram 5.814 brasileiros tentando entrar ilegalmente nos EUA. Trata-se de uma alta de 33,6% sobre junho e o maior patamar do ano. Já em comparação com julho do ano passado, a queda é de 33,6%. Os dados são do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês).

De acordo com os números revisados dos meses anteriores, já são 25.330 encontros com brasileiros nos sete primeiros meses de 2022 – 32% abaixo do que no mesmo período do ano passado. Encontro é um termo técnico dos órgãos de fronteira e refere-se a dois tipos distintos de eventos: a detenção, que acontece quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento; e a expulsão, quando eles são imediatamente devolvidos para seu país de origem ou último país de trânsito.

O Brasil foi o 10º país que mais teve cidadãos sendo flagrados nas fronteiras americanas em julho. A grande maioria deles acaba sendo detida na divisa com o México e expulsa do país, uma vez que brasileiros não costumam ser elegíveis para pedidos de asilo nos EUA.

Para o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, a alta em julho pode ser explicada por alguns fatores. “Primeiro, é um mês de férias. Portanto, a família consegue se unir e se organizar melhor para fazer a travessia, além de eventualmente ter um dinheiro extra em razão do pagamento das férias. Mais do que isso, há ainda questões políticas e econômicas do Brasil que podem estar estimulando as pessoas a se arriscarem mais nessa época do ano”, afirma o advogado, destacando que os números, ainda que tenham crescido, estão bem abaixo dos patamares de 2021.

Alexandre ressalta também que aqueles brasileiros que tentam entrar ilegalmente nos EUA às vezes o fazem porque já tiveram o visto negado ou não se qualificam para os critérios de elegibilidade do green card. Contudo, em muitos casos, trata-se apenas de falta de informação. “É importante consultar um advogado de imigração antes de tomar qualquer decisão neste sentido. A pessoa, por exemplo, pode ser banida permanentemente banida de pisar nos EUA”.

Considerando todas as nacionalidades, os EUA registraram 238.861 flagrantes de pessoas tentando entrar ilegalmente nos EUA – queda de 3,5% sobre junho. No semestre, já são mais de 1,6 milhão de encontros nas fronteiras.

Países com mais cidadãos flagrados ilegalmente na fronteira dos EUA – Julho/2022:

México – 56.820
Cuba – 20.496
Honduras – 20.421
}Guatemala – 20.341
Venezuela – 17.815
Colômbia – 14.022
Ucrânia – 12.440
Nicarágua – 12.131
El Salvador – 8.023
Brasil – 5.814

Brazilian Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM