Psicólogo de GV dá dicas para cuidar da saúde mental

Sérgio Fonseca tem compartilhado informações diariamente nas redes sociais durante período de isolamento social. Confira as dicas dadas ao DRD

“Se conectar a um propósito maior” — essa é uma das dicas do psicólogo valadarense Sérgio Fonseca para quem busca uma boa saúde mental. Também foi este o motivo que o levou a produzir uma série de conteúdos sobre o assunto, desde o início da quarentena provocada pela pandemia de Covid-19.

O psicólogo, que trabalha com psicoterapia cognitiva, tem divulgado vídeos e outros conteúdos gratuitos, todos os dias, em seu perfil pessoal no Facebook. Ele conta que começou com a iniciativa com a intenção de ajudar as pessoas que estão em casa, sem poder sair, e já lidando com a angústia e a ansiedade que o momento traz.  

“A saúde mental precisa de vários cuidados, assim como qualquer outra saúde. Neste momento, em que você fica confinado, com uma incerteza do que vai vir, o nosso psiquismo entra em processo de alerta, e com esse processo você tende a ficar mais ansioso, mais preocupado e mais angustiado, e isso acaba te prejudicando nesses diversos aspectos da saúde mental”, explica Sérgio.

Confira as dicas:

1. Filtrar as notícias

A primeira dica é escolher uma fonte confiável para ler as notícias diariamente. “A gente tem essa tendência a querer saber demais e, com a quantidade de fake news que são produzidas, a ansiedade pode piorar. Até que chega algo falando que aquilo é falso, você já tá lendo e absorvendo como verdade”, destaca.

2. Manter uma rotina

Mesmo sem sair de casa, é necessário manter a rotina organizada. “Levantar de manhã, tomar o seu banho, seu café, fazer tudo como se você fosse sair para trabalhar. Ir para um local da sua casa e trabalhar, estudar, ler. Organizando um cronograma, isso é muito importante”.

3. Fazer atividades físicas

“Uma vez por dia, ou até duas, fazer um relaxamento guiado. Isso tem na internet também. Eu fiz um vídeo sobre isso. Estar fazendo esse exercício de 10 minutinhos, de relaxamento guiado, ajuda a manter a saúde mental e também a saúde física”.

4. Escrever um diário

“Quando você escreve, você precisa formular, pensar sobre aquilo”. De acordo com o psicólogo, nesse momento, colocar os sentimentos em ordem é fundamental.

5. Interagir com outras pessoas

“Você precisa interagir com as pessoas que estão com você dentro de casa, e também manter contato com quem está longe. Para isso nós temos o telefone e a internet”.

6. Aproveitar o tempo

“A gente sempre fala: ah, se eu tivesse tempo eu faria tal coisa. Agora esse tempo está aí, e é preciso aproveitá-lo para algo produtivo, como organizar o guarda-roupas, organizar papéis”.

7. Manter conexão com a fé

“Para quem segue uma fé ou uma religião, é importante manter este contato. Nós temos aí missas e cultos sendo transmitidos pela internet e pela televisão todos os dias”.

8. Se conectar com um propósito

Essa dica é dada por Sérgio não somente durante o isolamento social mas, de acordo com ele, é parte fundamental na construção de uma mente saudável e feliz. Confira o vídeo do psicólogo sobre o assunto:

Psicólogo Sérgio Fonseca dá dicas de cuidados com a saúde mental durante isolamento social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como