Projeto de formação de lideranças jovens na região de GV segue com inscrições abertas

Moradores de oito municípios, com idade entre 15 e 29 anos, podem se inscrever gratuitamente

Promover a formação de jovens lideranças nos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), é o objetivo do projeto Lideranças Jovens, que segue com inscrições abertas, para jovens entre 15 e 29 anos, nos municípios de Belo Oriente, Naque, Periquito, Governador Valadares, Alpercata, Tumiritinga, Galileia e Conselheiro Pena. As inscrições, neste link, são gratuitas.

A iniciativa é da Fundação Renova, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), na região de Governador Valadares. No total, o projeto irá capacitar mil jovens, em 41 municípios da bacia do rio Doce, para fazerem parte de projetos territoriais voltados à revitalização ambiental, social, econômica e cultural. Os projetos trabalharão a mobilização e o engajamento de jovens na participação em ações coletivas no processo de reparação da bacia.

Os projetos trabalham com o conceito de mobilização permanente, a fim de atender de maneira flexível à realidade de participação e engajamento dos jovens no contexto da pandemia de covid-19. Por isso, alguns jovens que se inscreveram anteriormente já foram selecionados. Esse conceito permite que outros jovens sejam selecionados ao longo do processo, dependendo do número de vagas disponibilizadas no período de duração do curso.

O Projeto Formação de Lideranças é desenvolvido em parceria com cinco instituições selecionadas em 2019, por meio de edital, pela Fundação Renova: Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA); Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD); Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu; Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS); e Lumiar Ambiental.

As instituições foram divididas em cinco áreas ao longo da bacia do rio Doce, e cada uma delas elaborou um projeto para atuação, respeitando os objetivos de mobilizar e engajar jovens na revitalização do rio Doce.

Para mais informações sobre cada instituição e as ações que serão desenvolvidas nos territórios, os interessados devem acessar o site da Fundação Renova (www.fundacaorenova.org).

O Projeto Formação de Lideranças Jovens é uma ação compensatória e faz parte do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce, atendendo ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC). A ação foi desenvolvida em parceria com a Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer e Turismo.

Serviço:

Projeto Lideranças Jovens

Faixa etária: De 15 a 29 anos

Municípios de atuação: Belo Oriente, Naque, Periquito, Governador Valadares, Alpercata, Tumiritinga, Galileia e Conselheiro Pena, todos em Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM